Santos no litoral paulista tem um projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de 15 km ligando o Porto de Santos a São Vicente. O investimento é de R$ 700 milhões do PAC e financiamento da Caixa Econômica Federal.
A decisão judicial é para um trecho de de 2,3 quilômetros, em que uma liminar foi concedida em ação do Ministério Público Estadual (MPE-SP) contra a Cetesb (órgão ambiental paulista) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).
O MPE questiona a mudança do traçado que ao invés de passar numa linha férrea antiga, às margens de uma avenida, passou para o canteiro central da mesma avenida. O questionamento alega que a mudança prejudica os moradores em benefício de grandes grupos empresariais locais. A movimentação do MPE-SP obedece um abaixo-assinado de sete mil assinaturas.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário