Depois de sete décadas (isto mesmo, 70 anos, desde a década de 40) a Justiça, através do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu em setembro do ano passado, em pedido do Ministério Púbico do Estado (MPE) em obrigar o estado a proceder a licitação dentro do prazo de um ano.
O Estado do Rio de Janeiro terá que seguir a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que está fazendo para a concessão de 1,8 mil linhas interestaduais. A ANTT fará a concessão por um prazo improrrogável de 15 anos. O critério para seleção será a oferta de menor tarifa nos percursos.

Há quem diga que em nosso estado este processo será postergado até o final do atual mandato, deixando para o próximo governo a tarefa.
Porém, há quem diga que não, já que haveria compromissos com pontos do edital para favorecer os atuais concessionários.
A Viação 1001 é atualmente uma das mais beneficiadas. A linha Campos-Rio tem um dos maiores valores de passagem por quilômetro de todo o país. A linha é um monopólio sem concorrência. A qualidade dos serviços é péssima e o blog é testemunha das centenas de reclamações dos usuários.
Pois bem, o futuro edital pode tratar a concessão de formas diferentes.

Uma delas é exigir como principal critério o menor preço, como se faz por exemplo, para a concessão de rodovias, onde a concessionária escolhida é a que oferece o menor preço da tarifa de pedágio.
Uma outra forma, é estabelecer o valor máximo por quilômetro e estabelecer uma ponte rodoviária como acontece entre Rio e São Paulo a ser atendida por mais empresas concorrentes entre si.
Existiria ainda a possibilidade de permitir duas concessionárias para a mesma linhas com quantidade mínima de horários por dia e preços máximos pela cobrança.
Enfim, é preciso que acompanhemos este processo de concessão. Oportuno ainda cobrar para que o Ministério Público Estadual também faça este acompanhamento.
PS.: Atualizado às 13:12: Na última sexta-feira, o governo do Estado do Rio de Janeiro concedeu isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) relativa aos transportes intermunicipal e metropolitano de passageiros, através de um Convênio ICM nº 37, de 1989, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e pelo Decreto Estadual Nº 44.550. Por estas normas, o governo fluminense reduziu 100% a alíquota do ICMS sobre transporte municipal de passageiros.
Resta saber quais a s vantagens que tal decisão trará para a população/passageiros deste tipo de transporte, caso contrário, os benefícios serão, como sempre, para os empresários. O fato reforça a necessidade da população e do MPE acompanhar de perto este processo de concessão de transportes intermunicipal em nosso estado.
7 comentários:
A população reclama via redes sociais,alguns deputados buscam soluções legais e o que vemos é pura letargia calculada.
Será que apenas quando a violencia toma conta da paciencia cívica da população, somente quando essa parte para o quebra-quebra é que as coisas passam a funcionar?
Estamos num Estado de Direito ou numa barbárie?
Essa empresa passa de qualquer limite aceitável:ônubus quebra ao tentar iniciar a passagem pela ponte Rio Niteroi,Quebra há 500 mts da Novo Rio quando Sras com bagagens pesadas têm que arrasta-la sol à fora,mosquitos...odos de ureia...e NADA ACONTECE?
Resta-nos saber quanto tempo será para que os tramites legais se efetuem sem o ¨arrasto postergatório¨de sempre e de tão agrado de alguns.
Poderiam aproveitar e criar a possibilidade de comprar passagem de Campos para Casemiro. É um absurdo que tenhamos que pagar até Niterói para descer em Casemiro.
Para aqueles que vão para Rio das Ostras, não ter que passar por Macaé seria uma maravilha!
Maravilha é acabar com esse monopólio imoral!
Duas questões suscitadas no post:
1) Sugiro que a minuta do edital seja disponibilizada para a população ANTES de ser publicado no Diário Oficial. Que se faça uma audiência pública (na ALERJ não, pelamordedeus).
É na elaboração do edital que se define o vencedor. E acreditem: nunca somos nós, a população.
2) A isenção do ICMS é IMORAL. A suposição (falsa) de que o alto custo das coisas no Brasil vem do imposto alto é uma mentira cretina que, infelizmente, boa parte da população acredita.
70 anos da populacao anestesiada. Sou totalmente a favor dos Black Blocks. Quero ver se em menos de 1 mes essa IMORALIDADE e VANDALISMO do Estado com a populacao nao acabam.
Isenção do ICMS e aumento do valor das passagens.
Damos com uma mão e tomamos com a outra.
É... Seria estupendo se essa licitação trouxesse Justiça a população de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Uma única empresa operando as linhas de 3 regiões com exclusividade é NO MÍNIMO MUITO ESTRANHO.
Como as empresas vão doar para campanha política? Será da isenção de tributos?
Postar um comentário