A empresa de consultoria Global Costa, do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, está articulando a montagem de quatro mini-refinarias de petróleo no Brasil. A que está em fase mais adiantada de negociações e projeto é a de Sergipe, planejada para processar 10 mil barris por dia, a um custo orçado de R$ 120 milhões. A assinatura do protocolo de intenções com o governo de Sergipe está marcado para a próxima segunda-feira.
Um das outras três estaria prevista para nosso estado e as outras duas respectivamente no Espírito Santo e Ceará. Elas, preferencialmente devem estar perto de portos para receber o petróleo a ser processado e a gasolina e o diesel produzidos, para dar conta do grande crescimento da demanda que está fazendo hoje a Petrobras importar.
As pequenas refinarias poderia ser montadas em módulos com capacidade de processamento de 5 mil barris de petróleo. O tempo de montagem seria imensamente menor do que as grandes refinarias que passam de cinco anos, como é o caso do Comperj em Itaboraí e da Refinaria Abreu e Lima no Porto de Suape, PE. Estas mini-refinarias seriam montadas em até 18 meses. A conferir!
PS.: Atualizado às 18:30 de 10/01/2014: Paulo Roberto Costa afirmou ao Valor que a empresa REF Brasil construirá as minirefinarias mas, não confirmou nenhuma no Estado do Rio de Janeiro. Além de Sergipe, o projeto prevê uma no Espírito Santo, Alagoas e Ceará. O investimento é de R$ 120 milhões para cada módulo de 5 mil barris.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Um comentário:
Bem q a Petrobras poderia aproveitar o terreno q tem no Farol e construir lá essa mini-refinaria. Nesse terreno seria construído o aeroporto, q pelo jeito não sairá mais do papel.
Postar um comentário