Hoje o ranking nacional dos quatro principais fabricantes de cerveja no país é: 1) Ambev - 67,5%; 2) Petrópolis - 11,46%; 3) Kirin (Schin) - 10,44%; 4) Heineken (Kaiser e Bavaria ) - 8,74%.
As cervejarias lançam a cada dia mais marcas e gastam fortunas em marketing para sua divulgação em mercados nacionais, regionais ou estaduais.
Uma destas estratégias a cervejaria Petrópolis está praticando agora com a cerveja Petra pilsen recém-lançada. Esta era conhecida na versão da forte e encorpada cerveja preta.
O esquema é que a distribuição deixa com o comerciante um lote delas, normalmente no formato long-neck, de forma gratuita e alegam que é para saber se haverá demanda.
O comerciante gosta porque fatura integralmente o valor desta primeira venda. O gasto além de ser imensamente menor que os comerciais televisivos, no caso específico da petra pilsen, este merchandising complementa a propaganda televisiva já que o representante induz o comerciante a falar da propaganda dos artistas conhecidos para estimular o consumo.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Essa empresa esta deixando a desejar nosso salario atrasado desde o dia 5 ate que ontem dia 11 saiu sobre pressao , o ticket nao encheu o dissidio foi p 9% quero ver mes que vem essa prol so ta trazendo problema .
Postar um comentário