Acho que já postei este pequeno clip de pouco mais de 3 minutos aqui no blog. De qualquer forma, eu penso que vale, se for o caso repeti-lo.
É muito interessante ver como em dez séculos, para ser mais exato 1014 anos, o poder político agiu sobre o território europeu, no período de apogeu deste continente que espalhou mundo afora sua concepção de mundo e de civilização.
Vendo as imagens em tamanho maior (tela inteira) você pode identificar onde ocorreu e ainda ocorre as maiores movimentações. A análise histórica usando um período maior de observação permite outros tipos de leitura, diversas da maioria que vemos no cotidiano das notícias online contemporâneas.
É também verdade que a observação em escala maior nos mapas (no caso mundial) menos se observa a movimentação regional que acaba por ajudar a explicar parte destas mudanças. Ou seja, as variáveis tempo e espaço aqui ganham uma outra dimensão.
De outro lado, parece ser a tendência que tenhamos, um mundo mais multipolar e com menos assimetrias, como cada vez defendem mais, os especialistas em relações internacionais.
Enfim, confiram e aprofundem suas observações para além da realidade de nossas regiões e país:
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário