Em pesquisa divulgada hoje à noite pelo Instituto Vox Populi, a presidenta Dilma Roussef alcançou 40% contra 16% de Aécio, 8% de Campos e 2% do Pastor Everaldo.
Como a soma destes percentuais alcança apenas 66%, sendo as demais tabulações de indecisos, nulos e brancos, isto significa, numa regra de três, que nos votos válidos Dilma tem 60% e os demais candidatos somados 40%.
A variação em relação à pesquisa anterior é muito pequena e dentro da margem de erro. Dilma e Aécio, menos 1% e Eduardo Campos 2%, alterações abaixo dos 2,2% da margem de erro. A pesquisa ouviu 2.200 eleitores em 161 municípios, há cerca de uma semana, entre os dias 6 e 8 de abril.
Por esta nova pesquisa Dilma continua levando a eleição no primeiro turno, ainda com boa margem de diferença.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Não tem para ninguém. Vai dar Dilma, tranquilamente.
O Bolsa Família é voto certo. Voto garantido. No mínimo 20 milhões de votos.
A Dilma sai com 20 milhões de votos e divide o restante do eleitorado com os demais candidatos.
Podem perceber nas pesquisas. A Dilma pode até cair nas pesquisas, mas essa queda tem um "piso". Não baixa de determinado nível, é o Bolsa Família.
10 milhões num colégio eleitoral de aproximadamente 120 milhões de eleitores, dá tranquilamente cerca de 17%. Basta ela conseguir mais 33% do restante do eleitorado. O que não é difícil, pois ela tenha a máquina do Estado na sua mão.
palpite simplista, não dá para chamar de análise, com forte conteúdo preconceituoso (embutido)... equívocos de conta, 10 milhões de 120 milhões dá 17%, etc.
O Brasil é de todos!
Erro de digitação:
20 milhões num colégio de 120 Milhões
20 / 120 = 0,1666
0,1666 X 100 = aproximadamente 17%
Não há preconceito.
É uma constatação.
Após as eleições, com os dados mais exatos, poderemos conferir. Dilma ganhará fácil fácil.
Sem problema a correção da digitação.
Os números de agora, muito antes do debate eleitoral tem pouco efeito lá na frente, na hora da decisão.
Ainda, assim, a projeção dos números pode acertar, mas, as análises sobre a realidade podem ser diversas.
Há que se respeitar. Mas, há também o direito da discordância sobre a análise tão superficial e, a meu juízo sim, preconceituosa, porque atribui exclusivamente a uma política pública, hoje defendida até pelo Banco Mundial, de renda mínima, para fazer a economia girar, como sendo visto pela população como uma dívida e não um direito.
Percentualmente, os que pensam assim, são minoria. Pesquisas de opinião já mediram isto. O que vale é se a vida hoje está melhor que antes, na época de FHC, o fiador da oposição.
Assim, se está melhor o eleitor vê risco de piorar ele faz opção.
Manchete hoje, das mídias online: "menor desemprego desde que ela passou a ser medida desta forma e, 2002".
Os mais de 15 milhões e seus dependentes quem estavam desempregados e hoje estão empregados ajuda mais a explicar a realidade da pesquisa do que a bolsa.
Postar um comentário