terça-feira, maio 27, 2014

A disputa pela oferta logística portuária com base na demanda de exploração offshore

O blog vem sustentando aqui sua opinião de que esta enorme oferta de projetos de instalações portuárias, especialmente nos estados do Rio de janeiro e Espírito Santo, a maioria articulada com distritos industriais, na lógica do MIDAs, ou porto-indústria, praticamente todos, ligados às demandas pelo apoio às atividades de exploração de petróleo no litoral brasileiro.

Porém, o que está por trás disto é um estímulo dos operadores portuários, mais interessados no processo de corretagem de movimentação portuária, visando ter possibilidade de contratação com menores tarifas, do que com discurso sobre desenvolvimento.

O infográfico abaixo publicado no dia 22/05, na Gazeta Online, do Espírito Santo. Mesmo que ele apresente entre os cinco projetos, um que dificilmente será viabilizado, ele aponta o fenômeno que se repete no litoral fluminense, em sues 635 quilômetros e seis projetos de terminais portuários.

Há evidentemente uma disputa por este filão, no crescente setor de logística, como forma de ampliar a dinâmica econômica entre este dois estados, onde três bacias petrolíferas (Campos, Espírito Santo e Santos) estão localizadas.

Nesta disputa há que se observar também, a força da economia paulista, de olho no aproveitamento das demandas na Bacia de Santos.

Abaixo o infográfico que traz informações sobre os projetos portuários capixabas, incluindo, o porto dos investimentos, a localização na faixa litorânea, o conceito de cada porto com os negócios que estão desenhados para suas retroáreas:


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