Embora as pesquisas estejam cada vez mais questionáveis, pelos interesses que comentamos aqui, de ontem para hoje, duas novas pesquisas para presidente da República foram divulgadas.
Hoje o Datafolha deu os seguintes números: Dilma com 34%; Aécio, 19%; Campos, 7% e Pastor Everaldo 4% foram os únicos que pontuaram. Em relação à pesquisa anterior, do mesmo instituto, todos os candidatos caíram e aumentou o número de indecisos. Campos foi o que caiu mais com 4% e Aécio caiu menos com 1%.
Ontem o Vox Populi deu: Dilma 40%; Aécio 21% e Campos 8%.
Por estes números das duas pesquisas, observando apenas os votos chamados de válidos, retirando os que não sabem ainda em quem votar (indecisos, número que voltou a subir, já que nenhum deles ganhou votos um do outro) somados às intenções de voto branco e nulo, Dilma varia de 53,1% x 46,9% dos demais candidatos somados no Datafolha. No Vox Populi: Dilma 58% x 42% dos demais candidatos somados.
Portanto uma diferença 6,2% a 16% entre Dilma e os demias candidatos somados. Em todas as simulações de 2º turno Dilma também venceria. A menor diferença com esta simulação indica um diferença de 8% entre Dilma e Aécio.
Difícil imaginar que haja mais alguma modificação nestes números antes do final da Copa no meio de julho e do início da propaganda eleitoral em agosto.
PS.: Atualizado às 00:22 de 07/06/2014: As primeiras informações na manhã desta sexta-feira sobre a pesquisa do Datafolha não falava das intenções de votos de candidatos dos partidos menores, além do Pastor Everaldo do PSC. Isto alterou as contas sobre votos válidos nesta pesquisa. O blogueiro como ficou um bom tempo fora da internet, só agora, observou o fato para acrescentar esta atualização a seguir. Com o total de 7% entre os demais, somados, aos 4% do pastor Everaldo, 7% de Campos, 19% de Aécio e 34% de Dilma o total passa para 71%. Ficando 29% para indecisos e nulos e brancos. Assim, em votos válidos os principais candidatos teriam em valores aproximados: Dilma 48%; Aécio 27%; Campos 10%; Candidatos somados dos pequenos partidos: 10%; Pastor Everaldo, 5%. Com esta conta haveria segundo turno, embora, pela margem de erro de 2,2% para mais ou para menos, ainda haveria a possibilidade da eleição ser decidida no 1º turno. É interessante notar que neste caso a diferença para a pesquisa do Vox Populi é ainda maior chegando a 10% e não os 5% dos números de intenção para votos válidos anteriores.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário