quinta-feira, junho 12, 2014

Imagem positiva do Brasil está relacionada ao nosso povo!

Esta é mais uma para a coleção daquela coleção para superação das “Mentes Eternamente Colonizadas”.

Os resultados desta pesquisa do Pew Research Center, divulgada ontem (matéria abaixo do Valor), diz que a maioria da população de 24 de 37 países tem uma visão do Brasil, não apenas favorável, mas, otimista.

Não é pouca coisa ser bem visto e quisto pela maioria dos outros povos do mundo. Não estamos falando de força e poder, e sim de empatia e valores culturais, como marcas de um povo. Algo extremamente importante nestes novos tempos em que o mundo avança para uma multipolaridade.

Isto é mais que um símbolo. Ele pode representar a difusão global da cultura e valores. Em meio a um processo autofágico concorrencial entre nações, um povo como o nosso, que evidencia valores culturais de sociabilidade que apontam para novas perspectivas culturais e civilizacionais é realmente diferente. Sem ufanismo, também tão comum ao nosso jeito, mas temos que reconhecer.

Num momento em que temos aqui eventos internacionais que tantos questionamentos nos trouxeram, ver evidenciado e ver reconhecido mais que uma marca ou símbolo, mas, um valor cultural, comprovado em tão ampla pesquisa é uma oportunidade ímpar.

Mesmo que o debate eleitoral não ajude, é sempre um momento e uma oportunidade de superar complexos herdados de uma longínqua herança colonizada. Este passo não elimina, ao contrário, a necessidade do outro, em continuar identificando nossos problemas, e ao mesmo tempo em que buscamos forças para a luta de acreditar e sempre, corrigi-los, e assim avançar orgulhosos do que somos e do que podemos ainda vir a ser.

Confiram a matéria do Valor:

Brasil tem imagem positiva em boa parte do 


mundo, diz pesquisa do Pew

Por Sergio Lamucci | Valor
WASHINGTON  -  Às vésperas da Copa, o Brasil tem uma imagem positiva em boa parte do mundo, especialmente entre os mais jovens, segundo pesquisa do Pew Research Center, divulgada nesta quarta-feira. Pelo menos metade da população de 24 dos 37 países em que o instituto de pesquisas americano fez entrevistas sobre o tema tem uma visão favorável do Brasil.
O país é mais bem visto principalmente na América Latina, com destaque para Chile, Venezuela e Peru, e na Ásia, em especial na Coreia do Sul, no Japão e no Vietnã. Na Europa, o país é bem avaliado por grande parte dos franceses, poloneses e gregos. A imagem do Brasil é mais negativa em alguns países do Oriente Médio – no Egito, na Jordânia e na Turquia, cerca de dois terços da população vê o país desfavoravelmente. No total dos 37 países, uma mediana de 54% avalia o Brasil de modo positivo, com 25% manifestando uma opinião negativa.
O Chile é o país em que a maior fatia dos entrevistados tem uma visão favorável do Brasil – nada menos que 74%. Apenas 15% avaliam o país de modo negativo. Na Venezuela e no Peru, cerca de dois terços da população dizem ter uma imagem favorável do Brasil. Entre os argentinos, 56% dos entrevistados no país vizinho veem o Brasil positivamente, menos que os três quartos registrados em 2013, mas bem acima dos 19% que julgam o país de maneira desfavorável. Na América Latina, os mexicanos é que veem o país com mais reservas – 41% avaliam o Brasil favoravelmente e 32%, de modo negativo.
Na Ásia, 63% dos sul-coreanos, 61% dos japoneses e 59% dos vietnamitas têm uma impressão favorável do Brasil. Entre os asiáticos, o país obtém a pior avaliação em dois dos integrantes do Bric (que reúne Brasil, Rússia, Índia e China). No caso dos chineses ouvidos pelo Pew, 43% têm avaliação positiva do Brasil e 41%, negativa. Na Índia, apenas 24 % veem o Brasil de modo favorável, o mesmo percentual dos que veem o país desfavoravelmente. O restante dos indianos entrevistados não tem opinião sobre o país.
A maior parte dos russos, por sua vez, vê o Brasil com simpatia (63%). Na Europa Ocidental, quase dois terços dos franceses (66%) e 62% dos poloneses tem visão favorável sobre o Brasil, uma fatia bem superior aos 51% do Reino Unido, 50% da Itália, 49% da Alemanha e 47% da Espanha.
O Brasil é bem visto por um pouco mais da metade dos americanos – 51%. Há ainda 26% dos entrevistados nos EUA que têm opinião negativa sobre o país.
No Oriente Médio, a avaliação é bastante dividida. O Brasil tem imagem favorável para 59% dos israelenses e 54% dos libaneses, mas é malvisto por 64% dos egípcios, 70% dos jordanianos e 65% dos turcos. Nos três países africanos ouvidos pelo Pew, o Brasil é bem visto por 61% dos entrevistados na Tanzânia, 59% no Senegal e 48% em Uganda.
Instituo de pesquisas bastante respeitado, o Pew ressalta que o Brasil tem uma imagem positiva especialmente entre os mais jovens, entre 18 e 29 anos. No Vietnã, por exemplo, 77% da população dessa faixa etária manifesta opinião favorável ao Brasil, bem acima dos 44% registrados por quem tem 50 anos ou mais. No Reino Unido, 71% dos mais jovem avalia o Brasil positivamente, bem mais que os 38% dos mais velhos.
O Pew ouviu 41.408 pessoas em 37 países, entre 17 de março e 23 de maio deste ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Deve ser por causa das nossas mulheres lindas e gostosas !