O Produto Interno Bruto (PIB) Logístico brasileiro fica hoje entre R$ 500 e R$ 650 bilhões. Volume equivalente a todo o PIB do Chile, Portugal ou Grécia.
Em 2012, os custos de logística no Brasil equivaliam a 11,5% do PIB, segundo pesquisa do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). No mundo o custo com logística é estimado em 15% do PIB mundial.
Os dados foram apresentados no Fórum de Logística e Infraestrutura da Fiesp no mês passado.
PS.: Atualizado às 23:14: Se de um lado a redução do custo em logística e transportes reduz o custo final dos produtos, porque ela é cada vez mais entendida como parte "estendida" do processo de produção, de outro, ela cria mais condições para alterações destes "lugares escolhidos" para a produção, num processo chamado de integração espacial.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário