O Rioprevidência, Instituto de Previdência do Estado do Rio de Janeiro conseguiu captar no mercado com lançamento de títulos e outras estratégias, a quantia total de US$ 3 bilhões. Segundo o governo estadual, a captação terá como objetivo central "levantar recursos para pré-pagar dívidas com o BB e a CEF".
Entendeu? Eu também não. Disseram que a operação é complexa e estaria lastreada em recursos dos royalties do petróleo, que entre janeiro e novembro de 2013 chegou a US$ 4,7 bilhões.
O que parece estar claro é que estão arrumando dinheiro novo para pagar buracos nas contas, usando as "boas garantias" da receita dos royalties.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Quero só ver quando isso explodir...
tce NELES
Postar um comentário