O ministro dos Transportes, César Borges garantiu na semana
passada ao governador do Espírito Santo Renato Casagrande que a licitação do trecho
ferroviário que fará a ligação do Espírito Santo com o Rio de Janeiro - Ferrovia
Vitória-Rio (EF 118)- deverá ser leiloado pelo governo federal ainda neste ano
e fará parte da segunda do pacote
O leilão deste trecho deve acontecer após a disputa pela extensão férrea
entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO). O governador Renato Casagrande
disse ao ministro que o projeto do trecho que contempla os dois estados Rio
está quase pronto, ressaltando que “o estudo é uma parceria entre os dois governos
estaduais com a colaboração dos empreendedores do Porto de Açu e do Porto
Central que será doado ao Executivo federal”. A informação foi publicada pelo A
Gazeta do Espírito Santo.
Na ocasião o ministro Borges afirmou ainda que tem informações sobre o
interesse de, pelo menos, dois grupos de participar do leilão para construir o
ramal ferroviário. Um deles é formado por cinco empresas de médio porte com
sede no Rio de Janeiro com experiência no setor. O outro é composto por duas
grandes companhias sediadas em São Paulo.
O projeto do ramal ferroviário EF 118 fará a ligação de Vitória com o Rio de Janeiro, passando pelo Porto Central, em Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Estado e também pelo Porto de Açu, em São João da Barra (RJ). E aproveita o traçado da Ferrovia Litorânea Sul, que vai de Vitória a Anchieta, feito pela Vale.
Apesar da manutenção do desenho, a linha férrea terá bitola mista. Pela nova proposta, os trechos da FCA, do litoral até Cachoeiro de Itapemirim e de Cachoeiro até Campos, terão o seu traçado aproveitado. A linha será interligada ao trecho, já existente, que vai até Nova Iguaçu (RJ) e que faz a conexão com a malha ferroviária do país.
Se o novo projeto da EF 118 for acatado pelo governo federal e se a ferrovia for licitada e construída, as lideranças envolvidas na discussão vão propor que o mesmo processo de parceria seja adotado para a EF 254, que fará a ligação do Norte fluminense até o Porto Central e vai se interligar à EF 118.
Fonte: Gazeta Online.
O trecho vitória-Rio é o de número 6 no mapa. Fonte Blog Roberto Moraes |
O projeto do ramal ferroviário EF 118 fará a ligação de Vitória com o Rio de Janeiro, passando pelo Porto Central, em Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Estado e também pelo Porto de Açu, em São João da Barra (RJ). E aproveita o traçado da Ferrovia Litorânea Sul, que vai de Vitória a Anchieta, feito pela Vale.
Apesar da manutenção do desenho, a linha férrea terá bitola mista. Pela nova proposta, os trechos da FCA, do litoral até Cachoeiro de Itapemirim e de Cachoeiro até Campos, terão o seu traçado aproveitado. A linha será interligada ao trecho, já existente, que vai até Nova Iguaçu (RJ) e que faz a conexão com a malha ferroviária do país.
Se o novo projeto da EF 118 for acatado pelo governo federal e se a ferrovia for licitada e construída, as lideranças envolvidas na discussão vão propor que o mesmo processo de parceria seja adotado para a EF 254, que fará a ligação do Norte fluminense até o Porto Central e vai se interligar à EF 118.
Nenhum comentário:
Postar um comentário