Pedreira em Cardoso Moreira |
Os caminhoneiros são contratados pela empresa Tracomal proprietária da maioria das carretas que presta serviços para as empresas espanholas FCC e Acciona, por sua vez contratada pela Prumo Logistica S.A. (ex-LLX).
A reclamação se relaciona a multas da Polícia Rodoviária Federal por transportes de cargas acima do peso, exigência feita pela contratante.
Além de manifestação dos pequenos produtores rurais atingidos pelo empreendimento, tem sido uma constante as paralisações de trabalhadores que reclamam direitos e condições de trabalho das empresas contratantes, terceirizadas ou não, que atuam nas obras de implantação do Porto do Açu.
Os caminhoneiros que prestam um serviço essencial para a conclusão das obras que precisam ser concluídas no terminal 1 reclamam também uma questão básica: cumprir a lei e não transportar cargas acima do permitido, o que tem lhes trazido multas pesadas.
Um empreendimento de porte como este não pode estar tão constantemente gerando, direta ou indiretamente, problemas de natureza tão básicos, para o porte dos negócios que projetam.
Ocorrências pontuais poderiam ter uma interpretação, mas, não esta sequência de fatos. Aguarda-se que a contratante maior, a Prumo Logística S.A. (ex-LLX) que acaba de receber novo grande financiamento do BNDES que totalizam R$ 2,3 bilhões venha a público explicar posição tão descabida.
PS.: Atualizado às 21:26 e 21:41.
Uso das pedras nas obras do Porto do Açu |
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