O blog tem comentado aqui sobre as empresas que estão se instalando no Porto do Açu. Entre estas há o Consórcio Integra que é formado por duas empresas, a Mendes Jr. e a OSX, sendo a primeira detentora de 51% das ações e a OSX com 49%.
Em área na entrada do canal do Terminal 2 do Porto do Açu (veja a imagem abaixo), o consórcio monta módulos para depois serem integrados em plataformas. Trata-se de encomendas da Petrobras feita através de outro consórcio que organiza as demandas de embarcações encomendadas à indústria naval brasileira.
Depois dos problemas das empresas do grupo EBX, incluindo a OSX, o consórcio ficou patinando. Chegou-se a cogitar a hipótese destas montagens de módulos serem transferidas para outro estaleiro.
Porém, hoje, parece que esta possibilidade está definitivamente descartada. Aliás, a organização do canteiro no Porto do Açu que se vê na imagem comprova esta realidade. O blog recebeu informações que por conta do cronograma de atividades do Consórcio e tendo em vista os prazos, duas medidas foram recentemente tomadas:
1- Ampliar a área de construção naval junto ao porto com mais 120 metros de cais;
2 - A contratação em até dois meses organizar um contingente de cerca de mil funcionários para dar conta das atividades de montagem industrial que envolve especialmente montadores, encanadores, soldadores, eletricistas e pessoal de automação.
Enquanto a OSX não decide o que fazer do que foi construído para ser seu estaleiro, Unidade de Construção Naval (UCN) em área também do terminal 2 do Porto do Açu, o Consórcio Integra é a única atividade de construção naval que se tem junto ao Porto do Açu.
PS.: Atualizado às 19:54: Abaixo imagens do trabalho de montagens dos módulos de plataforma que está sendo realizada pelo Consórcio Integra, em área junto do terminal 2, do Porto do Açu:
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário