Hoje, 6 de agosto, completa um mês dos três de campanha eleitoral nas ruas antes do pleito de 5 de outubro. Temos ainda dois meses pela frente.
A campanha ainda está morna. As exigências pesadas da Justiça Eleitoral quanto ao material de campanha, panfleto, faixas e placas que tês que possuir CNPJ da campanha e identificação das quantidades atrasaram sua publicação e consequente exposição.
Os candidatos a deputado, nas eleições proporcionais correm atrás dos eleitores tentando sensibilizá-los, mas não tem sido fácil. As pesquisas sobre intenção de votos aos cargos de deputado tem indicado, em sua maioria mais de 50% de indecisos e decididos a votar branco e nulo.
Nos cargos majoritários este percentual fica entre 30% e 40%. Quem trabalha com pesquisas em nosso estado diz que este índice, faltando dois meses é o mais alto das últimas eleições.
O quadro reforça a indefinição, por exemplo, na disputada eleição ao governo do estado com quatro maiores candidaturas disputando a ida ao certo segundo turno. Todos dizem unanimemente que a campanha na televisão que começa a cerca de duas semanas (19/08) mudará este quadro.
Nesta linha, há quem ache que com a aproximação do pleito este percentual voltará ao patamar de outras eleições, com os eleitores fazendo opção pela candidatura que consideram menos ruim.
Enquanto isto, há outros que acham que, pelo menos no estado, nós teremos a eleição com a menor quantidade de votos válidos, excluídos as abstenções e os nulos e brancos.
Enfim, já temos menos de dois meses pela frente e o eleitor agora começa a ficar mais sensível para ouvir opiniões, conversar, debater e assim começar a decidir sobre seu voto.
Enfim, é hora de decidir o rumo do país e do seu estado.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário