A pesquisa do DataFolha parece mostrar que a mais recente pesquisa do Ibope teve algo "fora da curva", tanto na diferença entre as candidatas num eventual 2º turno que continua mostrando empate técnico com ligeira vantagem para Marina em relação a Dilma: 46% x 44%.
Branco/nulos (6%) e indecisos (7%) mostra, talvez, o menor índice de não votos das pesquisas até aqui com apenas 13%. Marina continua caindo e Aécio oscilou um pouco para cima, mas dentro da margem de erro de 2%. O DataFolha informa ter ouvido 5.340 pessoas (amostra sempre maior que a do Ibope) em 265 municípios entre anteontem e ontem (17 e 18/09).
Praticamente estamos agora entrando nos últimos 15 dias até a realização do 1º turno. Agora os institutos de pesquisas passam a ter que "calibrar" melhor seus números sob pena de descrédito. Para uma melhor avaliação é ainda bom saber em que região do país e faixas do eleitorado ocorreram alterações.
PS.: Atualizado às 06:10: Em votos válidos que é como a eleição é contabilizada, excluindo os não votos (brancos e nulos) Dilma chega a 43%, Marina 34% e Aécio 20%. Por estes números, embora seja pouco provável, há chances de Dilma ganhar no 1º turno, caso Marina continue caindo sem que Aécio pegue todos os seus votos desistentes.
A avaliação do governo é a melhor de todo o processo eleitoral até aqui: 37% consideram ótimo/bom e 38% consideram regular que somados chegam a 75%, contra apenas 24% que consideram ruim ou péssimo.
Por região Dilma ganha: Sul (35% x 25%); Nordeste (49% x 32%); Norte (49% x 28%) e Centro-Oeste (32% x 31%). No Sudeste Marina ganha (32% x 28%), porém, desceu de 36% para 32%.
Na rejeição a posição de Dilma é praticamente a mesma em quase todo o período eleitoral de 33%. Pequenas variações neste quesito foram sempre dentro da margem de erro. O que chama a atenção é o crescimento da rejeição de Marina que passou Aécio e chegou a 22% contra 21% do tucano.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário