Parece que o Datafolha com a aproximação do pleito de 5 de outubro começou a ajustar os números. O Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea: Dilma: 33%; Marina: 21%; Aécio: 14%. Rejeição: Dilma: 31%; Marina: 23%; Everaldo: 22%; Aécio: 20%.
Veja pelo gráfico abaixo que a boca do jacaré começou abrir. O jargão é usado no meio da publicidade política e serve para indicar quando um candidato amplia sua vantagem crescendo na reta final em relação ao adversário que perde pontos na pesquisa.
Daqui a pouco vamos falar sobre a avaliação do governo que é a melhor de todo o período eleitoral e também dos percentuais de votos válidos de cada candidato que é como o TSE tabula a apuração, eleminando as intenções de votos brancos e nulos e também os indecisos.
Fonte: G1.
PS.: Atualizado às 20:02: Mauro Paulino, diretor do Datafolha, já admite a hipótese de Dilma vencer no primeiro turno. O "mercado não vai gostar". Eles terão até a 2ª feira para digerir os números. Em votos válidos Dilma chega a 45% x 31% Marina x 21% Aécio.
PS.: Atualizado às 20:57: É realmente a menor percentual daqueles que julgam o governo Dilma como ruim ou péssimo. Apenas 22% o avaliam assim. Aqueles que estudam estas estatísticas eleitorais dizem que nunca um candidato à reeleição, com menos de 25% dos que acham seu governo ruim ou péssimo perderam o pleito. Um total de 39% avaliam o governo como ótimo ou bom e 37% como regular. Ou seja, 76% consideram o governo de regular a ótimo. Veja abaixo o gráfico:
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário