sexta-feira, outubro 31, 2014

Consumidor ou informação volúvel?

Do meu amigo professor José Carlos Salomão em seu perfil no Facebook:

"Deu no Valor Online dois dias ANTES do 2º turno: -> 24/10/2014 às 08h29:

"Índice de confiança do consumidor atinge menor nível desde 2009".

Agora 4 dias APÓS o 2º turno: -> 30/10/2014 às 16h10:
"CNI: Confiança do consumidor sobe em outubro pelo 2º mês seguido".

Como o consumidor é volúvel..."

Desce o pano!

quinta-feira, outubro 30, 2014

Ônibus ou trem? Breves considerações sobre a realidade na Espanha e no Brasil

No Brasil sempre reclamamos da opção errada que o país fez lá atrás como alternativa para o transporte público de massa nas médias, grandes cidades e nas regiões metropolitanas.

Aqui na Espanha, o setor de ônibus (autobús) informa em matéria na parte de economia do El País, que não se resigna em chamado de “primo pobre” (“pariente pobre”) do transporte público, relegado e atrás de outros meios de transporte. A indústria de transporte por estradas “carreteras” se sente desvalorizada por parte dos governos e opinião pública.

Segundo a União Europeia (EU), em 2013, os ônibus levaram mais passageiros que o trem. Segundo os empresários do setor o usuário regular de ônibus valoriza o serviço e tem a seu favor a modernização dos ônibus.

Assim, a Espanha teria a frota mais jovem da UE depois da Holanda, quando teriam gastos 490 milhões de euros (cerca de R$ 1,5 bilhão) ao ano para renovar a frota, o que os empresário alegam ser um ponto forte frente aos trens no país.

É bom lembrar que a Espanha enquanto país tem uma área total um pouco menor que a nosso estado de Minas Gerais (586 mil Km² x 504 mil km² Espanha) e uma população próxima do estado de São Paulo (44 milhões x 47 milhões na Espanha).

O assunto está sendo discutido em Madri, desde ontem, 28 e vai até sexta, 31 de outubro, na 12ª edição da Feira Internacional de ônibus e carros (FIAA) que atraiu 170 empresas de 18 países.

Uma das novidades desta feira é um ônibus totalmente elétrico da empresa espanhola Irizar que concorre com modelos da Mercedes Benz e Volvo que postam em modelos híbridos (diesel e elétricos).

Interessante observar que na Espanha a maior parte do transporte ferroviário (trens e metrôs) tem gestão e organização pública e funciona muito bem. A estrutura de vias, composições e estações são bem mantidas, têm uma regularidade britânica e, com as vias e trens de alta velocidade (AVE) concorrem não apenas com ônibus, mas, com o transporte aéreo com vantagens.

É muito ruim que tenhamos feito esta opção no passado e hoje temos que aceitar como ótimas soluções, os sistemas chamados BRS e BRT de corredores exclusivos de ônibus como os ideais, segundo interesses articulados que envolvem agentes internos e externos, de financiadores tipo Banco Mundial e Bird.

A desmontagem do setor ferroviário no Brasil com desativação da empresa ferroviária pública, dos fabricantes de máquinas e vagões, gerando a perda da experiência dos técnicos em projetos e manutenção, que também pararam de ser formados torna na atualidade, alguns esforços de retomada dos projetos de transporte ferroviário, mais caros proporcionalmente do que se tem em outras partes do mundo. E o fato não pode ser atribuído exclusivamente, a licitações fraudulentas e altos lucros desejados pelos empreendedores.

Verdade que não se pode deixar de registrar os esquemas de corrupção, recentemente divulgados no estado de SP (conhecido como trensalão) com a participação da Siemens alemã, Alstom francesa e outras, lembrando se tratar de São Paulo como um dos poucos estados a manter uma base de transporte ferroviário, mesmo que bem aquém das necessidades de sua população, majoritariamente ainda atendida por ônibus.

Como sabemos os problemas a questão da mobilidade urbana e do transportes públicos, em termos de quantidade e qualidade e foi um dos temas que gerou as grandes manifestações de junho de 2013 no Brasil. O assunto prosseguiu com debates no processo eleitoral recém encerrado.

Desta forma, o assunto continua em voga, enquanto no Brasil os empresários do setor reunidos em cartel continuam sem ter muito do que reclamar, a não ser e como sempre a vontade de mais lucros, numa razão inversa dos passageiros.

Por tudo isto, o meu espanto com a chiadeira de “patinho feio” do setor de transporte rodoviário aqui na Espanha. Não conheço o assunto em detalhes, mas não poderia deixar de trazê-lo ao debate a partir da reportagem e da realidade que se vê no cotidiano espanhol.

Ao final, relembro que não se trata de uma opinião de um "euro-centrado", daqueles que tanto combato que acham que tudo do exterior é bom e a nossa realidade ruim e periférica. Porém, a apresentação de um fato por parte de quem também julga pouco inteligente que não se observe como as coisas funcionam, mesmo em realidades tão distintas entre os trópicos, de forma a que se busque avançar, sem precisar, em todos os casos reinventar a roda, ou aprender apenas com os seus erros.

Com a palavra os entendidos no assunto e sigamos em frente!

quarta-feira, outubro 29, 2014

Evolução da erosão na Praia do Açu e acúmulo de sedimentos no T2

Abaixo o blog publica um vídeo elaborado pelo Denis Freitas Toledo, morador do Açu sobre o problema. Denis é técnico e pequeno empresário e se destaca na defesa do que considera ser direitos da comunidade do Açu.

Denis Toledo, participou ativamente das diversas audiências públicas sobre os empreendimentos, debateu sobre a potencialidade e sobre os impactos que deveriam surgir com a implantação do Porto do Açu e das empresas que junto estão vindo para a localidade. Nesta linha, ele mostrado preocupação especial com a erosão e o avanço do mar sobre o balneário de Barra do Açu.

Foi com este propósito que ele elaborou e montou o clipe abaixo mostrando como o acúmulo de sedimentos (areia) junto ao molhe (quebra-mar) do Terminal 2 (T2) do porto do Açu, a grande erosão que vem ocorrendo em "escala nunca vista pelos moradores da Praia do Açu desde que se iniciou a construção dos grandes quebra-mares para proteger o empreendimento". Sobre o assunto ele tem repetido que "é bom lembrar que isso já era previstos nos Estudos de Impacto Ambientais e estão descritos claramente no RIMA apresentado para o licenciamento".

Confiram o vídeo que tem pouco mais de 3 minutos. Ele mostra de forma evidente os impactos previstos inicialmente. Cabe à empresa, ao Ministério Público Federal e a Prefeitura de São João da Barra, na condição de autoridades a busca de soluções para o problema.

Por tudo o que está se percebendo o problema tende a aumentar à medida que se avança na construção do quebra-mar com a instalação de novos caixões conforme foi informado ontem pela própria empresa responsável pelo porto, a Prumo Logística Global S.A. em nota que o blog publicou aqui neste espaço.

O debate agora deve ser sobre as Políticas Públicas!

Posso compreender ainda algumas reações mais calorosas e até extremadas, sobre o resultado eleitoral do domingo e seus significados. Aquelas preconceituosas e quase fascistas eu tenho mais dificuldades, mas, ainda assim, eu penso que se deve dar um desconto daquilo que se acaba dizendo sem muita convicção.

Aprendi razoavelmente cedo no campo da mediação política que os vencedores precisam ser "magnânimos" no melhor sentido da expressão, e não da soberba por parte dos ganhadores, ou da presunção, sobre os vencidos.

Magnânimos no sentido de que é preciso absorver as reações. Buscar diálogo verdadeiro e bem intencionado. Afinal, aos vencedores cabe a ação do fazer, do realizar, do negociar alternativas, etc.

Verdade que se o vencido não quer conversa, diálogo e construção, apenas remar contra a situação é mais difícil, mas, ainda assim, a sinalização e a disposição têm que ser do vencedor.

Nesta linha, não cabe mudar o que que foi proposto e pelo qual o ganhador foi escolhido, senão teríamos traição, logo, a busca de alguns consensos vale no sentido de buscar acordos em pontos onde eles sejam possíveis.

Este deve ser o clima daqui por diante. Há muito por ser feito em nosso país internamente. No plano externo, a imagem do país continua sendo muito boa, a despeito de velhos interesses de setores que pensam exclusivamente em seus negócios e lucros.

A inclusão social vai além da renda mínima e do emprego. A educação é um campo enorme de trabalho diuturno e de resultados de longo prazo.

A saúde é uma área complexa, com nosso modelo híbrido (público-privado) com muitos interesses cruzados, mas, com muita coisa para ser feito em benefício da população, porque é um setor, como poucos, quase só lembrado pela falta do que pela oferta.

Enfim, continuemos sim a debater a política, porque isto é salutar e não o silêncio dos cemitérios, mas, sob a ótica das políticas públicas e não no plano da disputa eleitoral.

Encerro pelo início, os vencedores têm mais motivos que os derrotados em assim fazer. Caminhemos para construir juntos, um país do qual possamos cada vez nos orgulhar mais. Esta é a tarefa daqui por diante! Sigamos em frente!

terça-feira, outubro 28, 2014

Prumo informa sobre carregamento e outros dados da implantação dos terminais do Porto do Açu e lançamento de novas ações

Em release da Assessoria de Imprensa, a Prumo Logística Global S.A. sucessora da LLX fornece diversas informações sobre a implantação e funcionamento dos terminais do Porto do Açu, além de fazer marketing do empreendimento. Abaixo o blog resume algumas informações.

Antes, porém, registra a estranheza que a empresa FerroPort (joint-venture formada pelas empresas Anglo American e Prumo Logística) para as operações do mineroduto e da unidade beneficiamento com filtragem da pasta vinda de MG e pelo embarque no terminal 1 do Porto do Açu, não seja referida neste primeiro embarque, já que a manifestação ocorreu isoladamente, antes pela Anglo e agora pela Prumo.

As informações:

1) Instalação do Centro de Controle Operacional do Tráfego Marítimo (CCOTM), o equipamento funciona como um scanner 360º e detecta, em tempo real, embarcações de pequeno porte dos mais diversos tipos, como barcos de apoio e de pesca, além de surfistas. O radar tem alcance de cerca de 25 milhas náuticas de distância, equivalente a 50 quilômetros. O Porto do Açu é o primeiro porto brasileiro a contar com o sistema, que fornece uma série de informações como localização, velocidade, porte, calado, tipo de carga e bandeira das embarcações. O monitoramento é realizado por meio de câmeras de vigilância e sensores, que recebem dados que permitem monitorar e controlar o tráfego marítimo.

Comentário do blog: O detalhe de que o scanner detecta barcos de pesca e surfistas e embarcações menores, parece mais um alerta de segurança de uma atividade que parece de responsabilidade da Capitania do Portos e da Marinha.

2) Informa sobre a conclusão em setembro da construção do cais do Terminal Multicargas (TMULT), terminal próprio, que possui 500 metros de extensão e 14,5 metros de profundidade. O terminal, que irá movimentar carga geral de empresas instaladas no porto e outros clientes, aguarda as autorizações para início de operação, previsto para o primeiro semestre de 2015. A capacidade de movimentação do TMULT, na primeira fase, é de aproximadamente 4 milhões de toneladas de granéis sólidos e carga geral. (Vide segunda foto abaixo)

3) Sobre o Terminal 2, a Prumo informa a fabricação do último bloco de concreto que irá formar o quebra-mar do T2, que será composto por 42 blocos no total. Eles foram produzidos pelo Kugira, equipamento para produção de caixões de concreto do da empresa espanhola Acciona, que estava no Porto do Açu desde 2012. A previsão é que a construção do quebra-mar do T2 seja concluída no início do ano que vem. (Vide terceira foto abaixo)

4) A Prumo informa que o Porto com dois terminais, um offshore T1, e um onshore, o Ts terá m total de 17 km de píeres que poderá, segundo a empresa receber até 47 embarcações simultaneamente.

5) O T1 é composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. O terminal contará na sua totalidade com 4 quilômetros de cais. O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de até 14,5 metros. No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução e a implantação da linha de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar carga de projetos, coque, bauxita, veículos, granéis sólidos, carga geral e petróleo.

Comentários do blog: Há quem questione sobre a profundidade de "até 14,5 metros do canal do terminal T2 que segundo a empresa terá 13 quilômetros de cais. Também há ainda que ser esclarecida que empresas movimentarias estas cargas citadas pela Prumo: coque, bauxita, veículos, granéis sólidos, carga geral e petróleo. Especialmente "veículos".

Estranho ainda que a Prumo não faça nenhum comentário sobre o Consórcio Integra que atua na construção e montagem naval com módulos de plataformas, tipo FPSO, na entrada do canal do terminal T2, que é um empreendimento consorciado entre a Mendes Junior e a OSX. 

Além disso, nada é citado sobre as negociações entre a OSX e a Prumo (ex-LLX) sobre o arrendamento de grande área junto ao terminal 2, que tinha a função de abrigar a Unidade de Construção Naval (UCN), ou estaleiro da OSX, que teve as obras suspensas depois da crise da empresa e de todo o grupo EBX. Consta que a Prumo assumiria e reandaria esta área para outro estaleiro, considerando a recuperação judicial da OSX e das dívidas de aluguel desta com a Prumo (ex-LLX).

Abaixo o blog publica três das seis fotos enviadas junto ao release referentes ao porto, sendo a primeira sobre o primeiro embarque do minério de ferro no navio Sky Light, no último sábado, dia 25 de outubro, antes de zarpar para o Rio e depois a China. A segunda é do terminal Multicarga citado no item 2 e a terceira foto mostra atual realidade da implantação do Terminal T2 do Porto do Açu.

PS.: Atualizado ás 18:24: Em novo release agora às 18:12, a empresa Prumo Logística divulga que iniciou hoje, o início da operação de aumento de capital da companhia, no valor mínimo de R$ 455 milhões e máximo de R$ 650 milhões, com ações a serem emitidas a R$ 0,65 por ação. A previsão é que sejam emitidas no mínimo, 700 milhões e, no máximo, 1 bilhão de novas ações ordinárias.

Ainda segundo, a empresa, o objetivo do aumento de capital seria de "preparar a companhia para uma nova fase de investimentos em 2015, que compreenderá, principalmente, o desenvolvimento de novos terminais no Porto do Açu para movimentação de petróleo, cargas de projeto e granéis sólidos, além da expansão da infraestrutura básica no Distrito Industrial para atendimento a novos clientes. Além disso, a administração da Companhia busca sempre adequar sua estrutura de capital a fim de torná-la compatível com o perfil de maturação dos seus investimentos".









segunda-feira, outubro 27, 2014

Blog teve ontem 10 mil acessos

Como já é comum desde o ano de 2004, quando o blog foi criado, nos dias de eleição, o blog vê ampliar bastante a sua visitação diária.

Este ano, mesmo não estando no Brasil, mas acompanhando em detalhes o que acontecia no país, basicamente pela internet, por email, facebook ou whatsApp, foi possível trazer algumas informações para nossos colaboradores e leitores.

Há dez anos a apuração online da Justiça Eleitoral era acessada por poucos e nós ajudávamos a aumentar a velocidade de acesso aos números e, também a ir fazendo análises e prognósticos.

A cada eleição mais e mais pessoas têm acessos aos números instantaneamente, o que é muito positivo. Às vezes faltam dados locais e desagregados dos gerais. E todo mundo gosta de saber o que aconteceu especificamente no seu local de votação, seu bairro e sua cidade.

No segundo turno as eleições são apenas para os cargos majoritários, então o interesse é diverso, não menor. Assim, as informações de dados agregados são mais acessados. Ainda assim falta análise.

É um exercício interessante este de ir fazendo divulgação de alguns dados, ao mesmo tempo que se tenta arriscar análises e o que pode estar acontecendo, se no minuto posterior tudo muda.

Fazer isto de fora do país, com informações de televisão e rádio apenas pela internet é mais complexo e uma experiência interessante e nova.

Por tudo isto, com o interesse em saber (e assim também compartilhar impressões sobre o que estava acontecendo) é que decidimos tentar repetir o que já fizemos nas eleições anteriores.

Assim, o blog teve ontem, um total de 9.894 acessos, cerca do triplo da média de visitas diárias deste blog. O mais interessante foi verificar que o pico destes acessos, cerca da metade, aconteceu entre 19 e 20 horas de ontem. Para um blog de atuação mais regional que nacional este parece um número razoavelmente expressivo.

Outro dado interessante é observar que isto não leva em conta os acessos e as leituras feitas a partir do facebook, considerando que a maioria das postagens estavam replicadas nas duas bases de acessos, sabendo que a contagem ou curtidas no FB é difícil (impossível) de ser mensurada, porque é estranho ver que notas dadas ontem, ainda hoje, depois de toda apuração estar concluída e digerida, ainda estão sendo curtidas, comentadas, etc.

Outra reflexão para encerrar é que cada vez mais há mais demandas por análises e reflexões sobre todo o processo, sobre projeções, repercussões e articulações entre os diversos fatos que vão se sucedendo e sendo divulgados e repassados de maneira até podemos dizer, caótica.

Assim, eu vejo que cada vez é menos importante a informação chamada de "primeira mão", porque no caso da apuração, a fonte é igual e a mesma para todos, a Justiça Eleitoral, mas, a análise de seus diversos significados, é diversa tanto por região, por posição política, etc.

Neste processo, é ainda interessante observar, que a correria e a pressa continuam sendo inimigas da qualidade (não cabe falar de perfeição). Esta é a tendência. E isto vale para refletir também sobre a qualidade, confiabilidade e credibilidade das análises.

Só que aí já entramos num terreno que certamente foi um dos mais discutidos deste processo eleitoral e não pretendemos neste post trazer esta discussão, mesmo reconhecendo que ela permeia muito toda a questão política e também da informação e das comunicações no país.

Enfim, agradeço mais uma vez aos colaboradores que nos ajudam na coleta e disponibilização das informações, mas também nos comentários e nos debates suscitados pelas notas que acabaram gerando novas informações, novos comentários e debates num ciclo bastante interessante.

Obrigado e sigamos em frente!

Dois registros no entorno do Porto do Açu

O primeiro mostra uma boia de sinalização da entrada do canal do terminal 2. A boia se soltou e na tarde de ontem estava jogada na praia do Açu.

A segunda imagem mostra o avanço da montagem de módulos da plataforma (FPSO - P-70) pelo Consórcio Integra (Mendes Jr. e OSX) no píer do canal Terminal 2.

Recentemente uma paralisação de funcionários do Consórcio Integra aconteceu em função de anúncios de demissão, atraso de salários e descoordenação entre a montagem deste e outros módulos em outro estaleiro (Itajaí, SC) que depois redundarão na integração de mais uma plataforma, tipo FPSO, para atuar na produção de petróleo no litoral brasileiro.
Fotos: Denis Freitas Toledo.



1º Embarque de minério gera R$ 400 mil de ISS para SJB

Com o primeiro embarque de minério de ferro já realizado (veja foto ao lado do navio Sky Light saindo carregado no sábado, 25 de outubro de 2014 do Porto do Açu), pode-se estimar as contas do valor de imposto a ser arrecadado pelo município de São João da Barra, apesar do carregamento ter sido obrigado a passar na aduana do Porto do Rio, antes de se dirigir à China.

A alíquota de serviços portuários, o Imposto Sobre Serviços (ISS) é de 2,5% em SJB. Segundo a própria Anglo American (o comunicado citado na nota baixo não foi da FerroPort, empresa, joint venture entre Prumo Logística e a 
Navio Key Light partindo carregado  de minério de ferro
do Porto do Açu, no dia 25 de outubro de 2014
Anglo American) foi embarcado cerca de 80 mil toneladas de minério de ferro. (Veja aqui nota anterior do blog)

Considerando o valor da tonelada de minério de ferro no mercado internacional, preço de setembro em US$ 82,27 (Index Mundi), se pode chegar a uma estimativa de faturamento de R$ 15,7 milhões. Assim, com a alíquota de de ISS de 2,5%, o município de SJB estará arrecadando, apenas com este primeiro carregamento, a quantia aproximada de R$ 400 mil. (R$ 394,8 mil).

Um bom dinheiro considerando que outros navios estão chegando para outros carregamentos. Bom que a população de SJB possa discutir e decidir para onde deveria ser encaminhado este dinheiro, assim como, os recursos dos royalties do petróleo.

Assim, as duas principais fontes de receita do município são oriundas da extração mineral, uma no litoral e outra no estado de Minas Gerais, beneficiada e carregada no terminal portuário do Açu. A localidade onde está o Porto Açu está localizado tem grande demandas. Seria uma boa oportunidade e até simbólico que o poder público anunciasse políticas públicas para aquela comunidade de cerca de 2 mil moradores.

Professora e pesquisadora da UFF questiona desenvolvimento para a comunidade com o início das atividades do Porto do Açu

O blog recebeu da professora e pesquisadora da UFF Ana Costa, que também é assistente social e doutorando em Serviço Social pela UERJ o questiomento e a reflexão sobre o início das atividades do Porto do Açu a partir de nota que publicamos abaixo. Assim, o blog expõe seu ponto de vista e seu valioso questionamento:

"Enquanto os representantes do capital comemoram, do outro lado, trabalhadores e atingidos pelas violações e violências provocadas por estas empresas só tem a denunciar e lamentar a devastação da natureza; a expropriação de seus instrumentos de trabalho, como a terra de cultivo para a maioria deles; a poluição das águas potáveis; a mortandade de peixes; a destruição de um modo de vida, que tem na terra, nos rios e na natureza de um modo geral, suas referências; o adoecimento e morte dessas pessoas que convivem no seu dia a dia com o sequestro de suas perspectivas e projetos de vida. Tudo isso em nome do processo de acumulação capitalista vigente, que alguns ainda insiste em chamar de progresso, de desenvolvimento.
Vamos em frente."

Anglo American só agora confirma 1º embarque de minério para a China pelo Porto do Açu

Em email que a Assessoria de Imprensa da Anglo American acaba de enviar ao blog, a mineradora confirma também que o navio Skey Light zarpou no sábado do Porto do Açu, em direção à China com "mais de 80 mil toneladas de minério de ferro", passando antes no Porto do Rio de Janeiro para desembaraço aduaneiro, como informamos ontem em nota aqui no blog.

Nesta nota também informamos que outras embarcações estão previstas para atracação no Porto do Açu nestas próximas semanas. Entre estes o navio SANTOS SUPPLIER previsto para atracar às 00:45 desta segunda feira, assim como o FAR SOVEREIGN, também previsto para atracar às 01:26 também da madrugada de domingo para segunda-feira (27-10-2014).

O Santos Suplier tem bandeira brasileira, foi construído em 2009, tem dimensões de 84 m x 18 metros e IMO 9497139. Ele zarpou do Porto do Rio de Janeiro, ontem, às 22:29 em direção ao Açu.
Outros navios que deverão atracar no Porto do Açu proximamente: NAVION GOTHENBURG; CBO CAROLINA e NOBLE PHOENIX.

Na quinta-feira, 22 de outubro de 2014, o blog informou aqui sobre a atracação da primeira embarcação a fazer embarque de minério no Porto do Açu. A imagem ao lado divulgado na nota registrou este momento.

Confiram abaixo o release da Anglo American:

Anglo American realiza primeiro embarque de minério de ferro do Projeto Minas-Rio

"A Anglo American anuncia o primeiro embarque de minério de ferro do Projeto Minas-Rio, dentro do prazo e do orçamento previamente informados. O primeiro navio com mais de 80 mil toneladas de minério de ferro para o mercado de pellet feed foi carregado no terminal dedicado de exportação de minério de ferro no Porto do Açu, Rio de Janeiro, no dia 25 de outubro, e a embarcação está atualmente a caminho da China.

Mark Cutifani, presidente global do Grupo Anglo American, disse: “A realização do primeiro embarque de minério de ferro do Projeto Minas-Rio é uma grande vitória do nosso time e um dos três principais compromissos com nossos acionistas este ano. O Minas-Rio é um depósito mineral excepcional em termos de escala e qualidade, o que nos permitirá disponibilizar pellet feed da mais alta qualidade no mercado para nossos clientes no Oriente Médio e Ásia, proporcionando-nos uma clara vantagem competitiva. Apesar do cenário desfavorável de preços que vivemos no momento, a característica integrada do Sistema Minas-Rio, da mina ao porto, nos garante custos operacionais atrativos e nos permitirá manter uma posição competitiva a longo prazo.”

Paulo Castellari, presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, acrescentou: “Estamos muito contentes com a realização do primeiro embarque do Projeto Minas-Rio e essa é uma prova do grande esforço e dedicação de todo o time, incluindo nossas empresas contratadas, fornecedores, parceiros e o apoio das autoridades reguladoras e do governo no Brasil ao longo dos anos. Nosso foco daqui em diante é alcançarmos nossa capacidade de produção anual de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro nos próximos 18-20 meses, e na manutenção de licenças e de autorizações necessárias à medida que avançamos na nossa operação.”

Sobre o Projeto Minas-Rio
Um dos principais empreendimentos globais da Anglo American, o Minas-Rio atingirá uma capacidade anual de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro. O projeto inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo, com 529 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João da Barra (RJ).  

Sobre a Anglo American
A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Joanesburgo. Seu portfólio de negócios atende às diferentes necessidades dos clientes e abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês; carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos e minerais – cobre, níquel, nióbio e fosfatos; e metais e minerais preciosos – nos quais é líder global em platina e em diamantes.

A Anglo American é comprometida com a realização de um trabalho alinhado aos seus stakeholders - investidores, clientes, parceiros e empregados - para criar valor sustentável que faz a diferença, respeitando os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades. As operações de mineração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, o maior projeto de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás."

domingo, outubro 26, 2014

Dilma: "Esta filha tua novamente não fugirá à Luta!"

A presidenta Dilma fez hoje, o seu melhor discurso da Dilma em todo este período desde que chego ao cargo. Encerrou assim: "esta filha tua novamente não fugirá à Luta!"

Um momento de emoção e de alegria. E mais disse sigamos em frente!

Dilma falou de povo, de mudanças, de combate à corrupção, etc. Pregou a União e o diálogo de forma segura e simpática.

Não é fácil para ela substituir Lula com o seu carisma e sua história de vida. A vitória sofrida e só com o povo contra os poderosos faz dela agora, mais que antes, uma liderança e não um "poste" como em tom jocoso durante todo este período tentaram linchá-la.

Passamos a uma nova fase no modelo que resiste ao neoliberalismo e que superou com galhardia e coragem o golpe midíatico, junto com o povo, o maior protagonista desta etapa e lhe concedeu um novo e importante mandato.

Sigamos avançando em frente!

Dilma reeleita com mais de 3 milhões de votos de diferença

É a quarta vitória do PT seguida nas eleições nacionais.

Uma vitória nem tão apertada, mas, contra muitos e poderosos.

A grande derrotada é a mídia comercial. Mais até do que o próprio PSDB.

Dilma na reta final ficou com o povo mais até do que com o seu partido.

O povo é o maior protagonista desta vitória de Dilma.

A vitória que reafirma um modo de governar e rechaça o modelo neoliberal.

A diferença de quase 4% se não é grande não é também tão pequena.

Dilma de deve colocar água na fervura da oposição.

A vitória é insofismável.

A oposição tem que respeitar a regra do jogo e não aceitar o aceno da mídia golpista que parece pretender um terceiro turno.

Dilma só não pode nunca esquecer quem lhe deu sustentação e lhe deu a vitória: o POVO! O povo mais sofrido que quer mais políticas públicas, ascensão social e um estado que caminhe para o que se chama de Estado de Bem Estar Social.

Viva Dilma nossa presidenta por mais 4 anos!

Viva o Povo Brasileiro!

PS.: Atualizado às 20:40: Para passar a diferença de 2 milhões para 3 milhões de votos entre Dilma e Aécio.

É grande a tensão: Dilma 51,09% x 48,91%

Dilma está perto da reeleição numa eleição apertada, mas, como falta mais apuração no Nordeste Dilma já tem muita chances de ser reeleita.

Eleição estadual em Campos

Pezão 51,62% x 48,38% Crivella.

Informações do Granger Ferreira em seu perfil no FB.

Atualizado - Pezão tem 7.369 votos a mais que Crivella em Campos

Pezão- 117.658 votos.

Crivella – 110.289 votos.

A espera agora é só pelo Acre

A apuração do TSE já registra 81% dos votos apurados. Ainda restam 45 minutos para as 20 horas, mas, as informações do twiter são de que o comando petista da direção nacional já teria dito que se poderia começar a comemorar a vitória. O blog aguarda os números oficiais. 

TSE já registra apuração de 70% da eleição presidencial

Isto acontece uma hora antes do horário que o TSE previu para abrir os resultados.

Pezão reeleito embora a apuração esteja em 94%

Pezão tem 56% x 44%, 1% a menos que a boca de urna do Ibope.

Boca de Urna do Vox Populi: Dilma 54% x 46% Aécio

Boca de urna do Vox Populi, o único que apurou. Totais: Dilma 48% x 41% Aécio 41.

Votos Válidos: Dilma 54 % x 46% Aécio. 

As informações são que a diferença pró-Dilma em Minas é de 3 milhões de votos. Os resultados reais e online de outros estados confirmam as pesquisas o que permite dizer que não haveria mudança nas pesquisas com hipótese mais provável de que Dilma vença a eleição.

A conferir!

Deveremos conhecer o resultado de presidente de uma única vez às 20 horas

Pelas informações da apuração que em uma hora já contabilizava cerca de 1/3 do total, às 20 horas, quando o TSE abrir os resultado já deveremos ter praticamente o resultado final, ou, próximo disto. Preparem o coração!

Rio com 55% apurado: Pezão 57% x 43% Crivella


Resultados de algumas urnas em Campos dada 99ª ZE

O blog teve acesso a alguns 5 boletins de urnas (BU) da votação de hoje em Campos na 99ª Zona Eleitoral Turfe e IPS. Infelizmente, parte está ilegível, mas pelo que é possível identificar se vê uma ligeira diferença pró-Dilma: 281 x 275 Aécio. Assim, como no primeiro turno a maior diferença a favor de Dilma é em Guarus, o mais colégio eleitoral por região.


Com 25% apurado no Rio: Pezão 59,6 x 39,4% Crivella

Rollemberg do PSB no Distrito Federal é o 1º governador eleito hoje

Os percentuais de 98% das urnas: 55% x 45%.

Em menos de meia hora 80% da apuração do DF já foi feita

O resultado até aqui: Rollemberg (PSB) 54% x 46% Jofran Frejat (PR).

Atualizado às 17:32: No Rio só 6% apurados: Pezão 64% x 36% Crivella.

Pesquisa interna do PT prevê 30% de diferença pró Dilma em Pernambuco

No primeiro turno Marina ganhou no estado de Pernambuco com 48% dos votos. O resultado em Pernambuco tem um peso importante para todo o Nordeste, porque junto com o Ceará chegam mais da metade do eleitorado da região.

Não haverá pesquisa boca de urna para presidente

Como já havíamos antecipado na apuração do 1º turno não haverá divulgação de boca-de-urna para a eleição de boca de urna, por conta do fuso horário que só permitiria divulgação depois das 19 horas já com a maior parte das urnas provavelmente apuradas.

Atualizado às 17:18: Corrigindo, os números para presidente só começarão a ser divulgados às 20 horas.

Boca de Urna do Rio do Ibope: Pezão 57% x 43% Crivella

No primeiro turno eles erraram muito dando Garotinho no segundo turno. Agora, com apenas dois a conta é mais difícil de ser errada. Foram entrevistados: 5.000. Margem de erro: 2 pontos percentuais Vamos conferir!

No Distrito Federal:
Rollemberg (PSB) - 54% x 46% Jofran Frejat (PR).

Atualizado às 17:08.

"Eleitor cola tecla de urna em Goiás e é procurado pela Polícia Federal"

Do Valor Online a curiosidade de um pretenso "esperto":

"Um fato curioso marcou a votação em uma seção do município de Formosa, a cerca de 242 quilômetros de Goiânia. Um eleitor passou cola em uma das teclas da urna eletrônica, impedindo que ela fosse pressionada. O fato só foi percebido pelo eleitor seguinte, ao entrar na cabine de votação. Ele comunicou o ocorrido aos mesários e a urna foi trocada.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, o eleitor que colou a tecla da urna já foi identificado e está sendo procurado pela Polícia Federal por prática de crime eleitoral."

"Dois modelos se enfrentam nas urnas"

Em todo o lugar do mundo se sabe que hoje o Brasil está fazendo a escolha entre dois diferentes modelos.

Assim, veja na imagem abaixo o jornal espanhol "El País" que tem como uma das manchetes de capa: "Dos modelos se enfrentan hoy en las urnas - Rousseff y Neves encarnam las visiones de un país polarizado". 

A foto feita por Ildinha, por volta das 16 horas, na esquina da Gran Via de les Cortes Catalanes, com Rambla Catalunya. Aqui em Barcelona, as eleições já foram encerradas há cerca 50 minutos.

A matéria na íntegra pode ser lida aqui. Aqui você pode ler a edição Brasil do jornal com cobertura de todo o processo eleitoral brasileiro.




Navio Key Light já partiu do Porto do Açu. Outro navio chega nesta madrugada

O navio graneleiro de bandeira panamenha  Key Light que atracou na última quarta-feira, 22 de outubro zarpou ontem do Porto do Açu. Ele está atualmente próximo ao Rio de Janeiro.

O blog ainda não tem informações sobre o volume de minério que teria sido carregado pela empresa FerroPort (joint-venture entre Anglo American e Prumo Logística) no terminal 1 do Porto do Açu.
Abaixo o blog mostra um mapa com a localização do momento da embarcação que está chegando ao litoral do Rio de Janeiro.

Outras embarcações estão previstas para atracação no Porto do Açu nestas próximas semanas. Entre estes o navio SANTOS SUPPLIER previsto para atracar às 00:45 desta segunda feira, assim como o FAR SOVEREIGN, também previsto para atracar às 01:26 também da madrugada de domingo para segunda-feira (27-10-2014).

O Santos Suplier tem bandeira brasileira, foi construído em 2009, tem dimensões de 84 m x 18 metros e IMO 9497139. Ele zarpou do Porto do Rio de Janeiro, ontem, às 22:29 em direção ao Açu. (Veja ao lado uma imagem do navio)

Outros navios que deverão atracar no Porto do Açu proximamente: NAVION GOTHENBURG; CBO CAROLINA e NOBLE PHOENIX.

PS.: Atualizado às 15:38: A informação que o blog apurou é que como ainda não há aduana, e nem alfândega de Autoridade Portuária instalada no Porto do Açu, o desembaraço está demandando a passagem no Porto do Rio de Janeiro para fiscalização da Receita Federal.


Inaceitável! A nossa jovem democracia precisa ser cuidada!

Recebo de minha filha no Brasil que passou as duas últimas semanas acuada por professores e colegas de Medicina pela sua opção eleitoral, um WhatsApp que circulou entre alunos do curso que tem conteúdo fascista.

Os jovens podem não perceber que o clima de disputa eleitoral tem seus limites.

Há que lembrarmos a história. Uma mensagem como esta é similar ao clima pré-64 de fascistas, que apoiaram o golpe militar e parece agora, que se assanham novamente, para ir adiante do direito de escolha do voto.

Um ato como este merecia um Boletim de Ocorrência (BO) policial. Mas, vou me ater ao fato divulgando-o como alerta aos jovens e à população em geral.

Há que se lamentar atitudes como esta, mas há, também, que ficar alerta contra este tipo fascista de perseguição. Parte de uma categoria profissional que extrapola seu direito de manifestação.

Enfim, saibamos o que acontece para que entendamos o que segue em curso para além da escolha eleitoral.

Não foi fácil conquistar a democracia. Custou a vida de centenas de brasileiros. Milhares sofreram e ainda sofrem as consequências dos atos totalitários.

Que todos os brasileiros, jovens, adultos e idosos possam livremente se manifestar sem serem "observados" e perseguidos pelos seus direitos democráticos de escolha.















PS.: Atualizado às 10:10: Distante fico aqui ainda pensando da luta pela democracia e pelo direito de um jovem como este escolher livremente seu candidato. De outro lado, eu fico a pensar sobre a nossa luta por construir uma sociedade democrática, sem este tipo de perseguição e de ser "observado" pela sua opção política e eleitoral.

Temos muito caminho pela frente, mas, precisamos revisitar nossa história para que não acabemos condenados a repeti-la, meio século depois, em plena época da comunicação online, que como vemos, não garante democracia a quem não é democrata.

Como professor e ainda como aluno eu continuo aprendendo e lutando neste processo. Desejo que o jovem, a quem fiz questão de preservar, possa repensar, refletir junto aos seus, sobre os limites que temos para que a democracia prevaleça, independente das nossas posições. Sigamos em frente!

sábado, outubro 25, 2014

TSE concede direito de resposta à Dilma contra a Veja

"Forte nesses argumentos, CONCEDO a liminar para a veiculação do direito de resposta requestado e, assim, determinar à Editora Abril S.A. que insira, de imediato, independentemente de eventual recurso, no sítio eletrônico da Revista Veja na internet (www.veja.com.br), no mesmo lugar e tamanho em que exibida a capa do periódico, bem como com a utilização de caracteres que permitam a ocupação de todo o espaço indicado.

Com relação à resposta pretendida pelos Representantes, entendo que os textos apresentados não se ajustam ao exercício desse direito, porquanto impregnados de expressões impertinentes, e que assim merecem decotes para não render ensejo a novo pedido de direito de resposta.

Isso posto, determino a veiculação do seguinte texto:

DIREITO DE RESPOSTA

Veja veicula a resposta conferida à Dilma Rousseff, para o fim de serem reparadas as informações publicadas na edição nº 2397 – ano 47 – nº 44 – de 29 de outubro de 2014.

A democracia brasileira assiste, mais uma vez, a setores que, às vésperas da manifestação da vontade soberana das urnas, tentam influenciar o processo eleitoral por meio de denúncias vazias, que não encontram qualquer respaldo na realidade, em desfavor do PT e de sua candidata.

A Coligação “Com a Força do Povo” vem a público condenar essa atitude e reiterar que o texto repete o método adotado no primeiro turno, igualmente condenado pelos sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por terem sido apresentadas acusações sem provas.

A publicação faz referência a um suposto depoimento de Alberto Youssef, no âmbito de um processo de delação premiada ainda em negociação, para tentar implicar a Presidenta Dilma Rousseff e o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ilicitudes. Ocorre que o próprio advogado do investigado, Antônio Figueiredo Basto, rechaça a veracidade desse relato, uma vez que todos os depoimentos prestados por Yousseff foram acompanhados por Basto e/ou por sua equipe, que jamais presenciaram conversas com esse teor.

A Editora deverá ainda juntar aos autos comprovação do cumprimento desta decisão, na forma prevista no art. 58, § 3º, alínea e, da Lei nº 9.504/97.

Notifique-se a Representada para que se defenda, no prazo improrrogável de 24 (vinte e quatro) horas, nos precisos termos do art. 58, § 2º, da Lei nº 9.504/97 e do art. 8º, caput, parte final, da Res.-TSE nº 23.398/2013.

P.R.I.
Brasília – DF, em 25 de outubro de 2014.
Ministro Admar Gonzaga
Relator."

Comentário do blog:
Se o JN fizer exposição deste "esquema da Veja" também será obrigado a abrir espaço para o direito de resposta. Parece existir uma tentativa de reedição do esquema Collor 25 anos depois. As instituições democráticas precisam atuar contra esta pressão e este lixo autoritário. A conferir!

Último Ibope: Dilma 53% x 47% Aécio

No Datafolha 52% x 48%. Pouco se alterou em relação às pesquisas anteriores. Ibope diz que "a presidenta está próxima da reeleição. O percentual de indecisos é de apenas 3% e o de intenção de brancos/nulos é de 5%. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 206 municípios nos dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

PS.: Atualizado às 19:15: Pela pesquisa do Ibope Aécio precisaria ter todos os 3% de indecisos e reverter 4% dos 5% que votam branco/nulo para passar Dilma. Uma conta pouco provável. Lembrando que pesquisa do 2º turno é mais rara de ser errada, a não ser por sua compra (falsificação). A conferir!

Não há país dividido onde há democracia e a política é virtude e não problema!

Tenho visto pessoas que considero falar de preocupações sobre o momento pós-eleição e sobre o tal "país dividido". Eu não sei quais serão as votações dos candidatos, mesmo acompanhando as pesquisas e assim não sei de que divisão estariam falando.

Mas, ainda que haja um divisão, com votações tão próximas, qual seria o problema? Quem pensou que poderia ser diferente? Onde estaria prevista que só se tem democracia com maiorias folgadas?

A democracia representativa estabelece - e isto todo estamos a favor - que a escolha da maioria se dê por um único voto sequer, que pode ser o nosso. Até se este voto estiver rasgado, como já tivemos em eleições com cédulas em papel (sim já existiu isto algum dia).

Aliás, é isto que nos estimula a votar na expectativa de ajudarmos com o nosso "único voto" a construir o total que redundará na escolha final. Não faz sentido votar e desejar estabelecer como tem que ser o resultado. Disto resultaria uma visão de falta de respeito com a vontade popular.

Não parece, mas, consideremos que aconteça a eleição pela diferença de um único voto. Aliás pode dar empate e neste caso a presidenta seria Dilma, por que pelo critério de desempate, tem mais idade. E daí? É da regra aprovada pelo Congresso que representa a sociedade.

O vencedor é presidente de todos. Esta história de que o vencedor não terá a maioria de votos é cretina, porque todos sabemos que o vencedor, quem quer que seja, em qualquer eleição, é quem tem a maioria dos votos do que foram votar e não optaram pelos votos nulos e brancos. Então, a maioria será sempre em relação aos que exerceram a cidadania indo votar e se definindo por um candidato e nunca em relação ao universo geral.

Agora, como o (a) escolhido(a) irá lidar com o quadro é um outro passo. Porém, penso que não deveria ser posterior, mas anterior. Deveria ser parte dos critérios (a meu juízo) da nossa escolha.

Na democracia eleitoral é este o jogo. Não há outro. A pós-modernidade tem fragmentado ideias e muitas vezes reclamado da política. É um erro. Temos sim que buscarmos formas de exercício de representação mais adequada a estes tempos de comunicação instantânea, que possibilita auscultações entre representante e representado para além do voto no dia da eleição. Isto é positivo e precisa de inovações para re-oxigenar a democracia moderna e que deseja espaços para a participação.

Assim, penso que o exercício do mandato também tem a obrigação de dialogar com a população e assim construir políticas públicas para a maioria.

Agora, se há alguém que fala de divisão para criar clima de instabilidade, de olho num hipotético terceiro turno, eu não tenho com não chamá-lo de golpista.

Este clima é de quem namora o golpe como alternativa de poder pela falta de votos para a obtenção da maioria. Tem o já conhecido viés lacerdista execrável que matou Vargas e depôs João Goulart.

Como sempre será a Política a mediadora deste novo cenário pós-eleitoral. Portanto, não tenho nenhum receio da maioria apertada. Eu tenho receio e repudio golpistas e antidemocratas que possam apenas estar fingindo preocupação.

Assim, é desta forma que vamos alegres para a votação de amanhã.

Alegres por estarmos cada um de nós apostando que o nosso país seguirá avançando.

Respeito se a sua opção for outra, mas, eu estou convencido por tudo que está escrito aqui e muito mais, que Dilma é a candidata melhor preparada para um cenário de construção de um país menos desigual e, sim, menos dividido socialmente.

Boa votação!

O que ficou do debate?

A meu juízo as diferenças entre os candidatos ficaram claras. São posições antagônicas e distintas.

Como falamos antes, o debate expôs diferenças para a escolha dos eleitores, embora, eu não tenha dúvida de que o esquema de "escolher" os tais "indecisos" seja um favorecimento para a oposição, porque coloca como se todos os problemas fossem da alçada do governo federal, não considerando a questão federativa brasileira.

A questão de saneamento e habitação, por exemplo, são municipais e estaduais, apenas com apoio federal, aliás como já tem sido feito, embora se possa ter direcionamentos diversos, conforme a orientação do governo federal.

Considerando o geral do debate, e o que ele poderia alterar o quadro atual, eu avalio que é que seria muito pequeno. Dilma foi bem no debate, de forma similar aos debates anteriores, reafirmando suas posições de maior preocupação com a população. Aécio fez questionamentos próprios de quem é oposição, mas sem ser convincente.

O tema educação é sempre um tema muito valorizado, e neste item Dilma tem mais o que mostrar, enquanto Aécio fala de proposições, com dificuldades de mostrar o que já fez no estado que governou.

Outro tema muito citado foi a segurança pública cuja atribuição principal que envolve a vida das pessoas é do âmbito do governo estadual.

Aécio ao final fez um discurso que parece mais adequado para quem pensa em eleições futuras, ao dizer que travou o bom combate. Pode ser força de expressão, mas leva ao expectador mais atento a interpretar que ele pode não considerar mais viável a sua eleição, mesmo que possa ter tido uma leve vantagem no debate, o que acho discutível.

Enfim, é difícil considerar que as pessoas que efetivamente estivessem indecisas, não estas discutivelmente escolhidas pela Globo, tenham se decidido majoritariamente para um dos dois candidatos.

Assim, se as pesquisa estiverem corretas, o debate favoreceu à Dilma já que é ela que entra neste últimos dias com seus apoiadores com mais empolgação para esta reta final. A conferir!

sexta-feira, outubro 24, 2014

Primeiro vexame é da Globo

Não funciona o esqueminha da Globo.

Estranheza com falta de informações sobre atracação de navio no Porto do Açu

Mais de 48 horas depois que foi amplamente noticiado a atracação do navio graneleiro Key Light no terminal 1 do Porto do Açu, para fazer o "primeiro carregamento" de minério de ferro em direção à Asia, o site da Prumo Logística Global, e também o perfil oficial da empresa no Facebook sequer registram a chegada do navio ou fazem qualquer referência.

Nosso blog informou em detalhes aqui nas primeiras horas da manhã da quarta-feira, do dia 22 de outubro. Todas as informações foram obtidas de fontes e colaboradores do blog.

Estranho este silêncio. Nesta sexta-feira, o blog apurou que três dragas trabalham freneticamente no trabalho de aprofundamento do canal de acesso ao porto. A informação vem de pescadores da região. O fato sugere que poderia haver necessidade de maior profundidade do mesmo para que o navio possa sair carregado de minério do porto.

Sabe-se que a empresa FerroPort, (joint-venture - entre as empresas Anglo American e Prumo Logística Global) possui licença de operação do mineroduto e a Prumo Logística do terminal portuário, T1 do Porto do Açu. Porém, até que se prova em contrário, haveria também necessidade de licenciamento da Marinha, através da Capitania dos Portos, para que a Autoridade Portuária seja instalada e forneça a autorização para o comando da embarcação. O blog acredita que todo este processo tenha sido cumprido com relação ao navio "Key Light".

Como já citamos na postagem do dia 22, o "Key Light", atualmente, com bandeira panamenha, é um navio cargueiro tipo "Bulk Carrier" (graneleiro), tem 229 m de comprimento por 32 metros de largura, um calado de 7,3 metros e capacidade para transportar 83 mil toneladas.

Abaixo o blog posta a imagem de uma das dragas que estavam em ação ontem no Açu e abre para que as empresas Prumo Logística Global S.A. ou FerroPort possam se manifestar. Ou ainda, pessoas que tenham informações sobre todo este processo e possa ajudar a aprofundar as informações. Para maior detalhamento do canal de acesso o blog posta o mapa abaixo oriundo do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental do Porto do Açu.

















Fotos Denis Toledo.

Ninguém mais forma a sua opinião. Ela é sua, assim como o seu voto!

O restante da mídia comercial, os "jornalões" e seus sites estão dando pontas de páginas ao esgoto partidarizado da Veja. Tentam assim, não serem arrastados pelo que a revista cavou para si. Virou chacota panfletária do mais baixo nível.

Assim, eu vejo que o nosso país e o nosso povo avançaram. É cada vez mais exigente em suas leituras e análises. Este é o caminho. Não há porque acreditar em uma pessoa, ou, em um veículo. Você pode ler todos, mas, a análise final e a opinião são suas. Assim como o seu voto.

É por isto que há tanto ódio e ações judiciais contra blogueiros e as redes sociais. Está acabando a época daqueles que vendiam espaços na mídia e faturavam rios de dinheiro dizendo que controlavam e formavam a sua opinião.

Observem o que escrevo e falo. Desconfiem. Critiquem. Repensem e depois façam suas análises. Ao final a conclusão é sua. Até novas análises, formulações e críticas. Sempre como processo e não como fim. A história não tem fim. E, sigamos em frente!

PS.: Atualizado para breves acréscimo às 12:42.

Sobre o que chamam "desconstrução" é mais um tentativa de evitar o debate

Seguindo a linha de raciocínio da análise postada abaixo do Fernando Brito, o blog traz outra na mesma linha e diversa das análises da mídia comercial, já amplamente divulgadas. Essa é do jornalista Paulo Nogueira em seu blog "Diário do Centro do Mundo":

"Quem desconstruiu implacavelmente Aécio foi o próprio Aécio"

Uma das palavras da moda nestas eleições é “descontrução”.

Ela tem sido usada pelos colunistas VPs, em tom de pretensa indignação, para definir o que o PT teria feito com Marina, no primeiro turno, e Aécio, no segundo.

Ah, sim: entenda, por VPs, as Vozes dos Patrões.

Marina é história. Tratemos da “desconstrução” de Aécio.

Desconstruir implica torcer fatos, manipular informações, inventar coisas que prejudiquem determinada pessoa.

Nada, absolutamente nada disso foi feito com Aécio.

Examinemos alguns dados da alegada “desconstrução”.

O aeroporto de Cláudio, por exemplo. Ele existe, ele custou cerca de 12 milhões, ele está situado num terreno que pertencia ao tio de Aécio e ele, embora pretensamente público, era usado privadamente por Aécio e uns poucos.

Desde que o caso apareceu, Aécio não conseguiu dar uma única explicação que fizesse sentido. Porque não há como defender o que é moralmente indefensável.

Construir o aeroporto de Cláudio acabou por desconstruir Aécio. Como quem construiu foi ele, podemos dizer que ele se desconstruiu.

A partir dali, falar em decência e em ética, pregar sobre o uso de dinheiro público, bradar contra a corrupção – tudo isso soou farisaico, cínico, mentiroso em Aécio.

Consideremos agora os familiares e agregados empregados por Aécio. Para quem fala compulsivamente em “meritocracia” e “aparelhamento”, praticar o nepotismo é particularmente acintoso.

A expressão maior do nepotismo de Aécio é sua irmã, Andrea Neves. Em seu governo em Minas, Andrea controlou as verbas de publicidade, uma atividade vital para o exercício de uma censura branca.

Você premia, com dinheiro, quem dá boas notícias sobre você. Pune, fechando as torneiras das verbas, quem faz jornalismo verdadeiro.

É uma situação que desconstrói quem quer que esteja no comando dela. Quem deu poderes a Andrea Neves? Foi Aécio. Não fui eu, não foi você, não foi o papa, não foi FHC.

Logo, também aqui, ele próprio se desconstruiu.

Não deve ser subestimado um fato, neste capítulo, que agrava as coisas. A família de Aécio tem pelo menos três rádios e um jornal em Minas, e para tudo isso foi destinado dinheiro público em forma de publicidade.

É, em si, uma indecência. Mas, para quem se apresente como guardião da moral, é pior ainda.

Ainda no capítulo do nepotismo, a trajetória de Aécio é o exato oposto da “meritocracia” de que ele fala abusivamente.

Aos 17 anos, o pai deputado federal lhe deu um emprego na Câmara, em Brasília. Só que, com esta idade, ele se mudara para o Rio para estudar.

Aos 25, um parente o nomeou diretor da Caixa Econômica Federal.

Isto não é desconstrução: é verdade. É biografia real. A verdade só descontrói quando o objeto dela fez coisas que merecem desconstrução.

Aécio era uma desconstrução à espera do momento em que luzes clareassem as sombras que sempre o acompanharam. Este momento veio quando ele se tornou candidato à presidência.

Não bastassem os fatos, em si, houve as atitudes nos debates. A grosseria primeiro com Luciana Genro e depois com Dilma, o riso cínico e debochado: assim se desconstruiu a imagem de “bom moço”.

Mas de novo: Aécio não tem ninguém a quem culpar, também aí, senão a si próprio.

Aécio, ao longo da campanha, promoveu uma minuciosa autodesconstrução.

Ganhou a sociedade. Quem votar nele sabe em quem está votando."

quinta-feira, outubro 23, 2014

Parte dos motivos que explicam as dificuldades de Aécio

Considero a avaliação abaixo do Fernando Brito no blog "Tijolaço" muito pertinente. Parte do que ele se refere, os leitores do blog tem lido por aqui. Sua avaliação no geral é bastante interessante. Penso, sem querer dar uma de "bom moço" que o título poderia ser dispensável, porque a análise me parece muito consistente e coerente com a realidade.

Um texto e uma análise de qualidade como já é conhecido. Complemente, insistindo na situação inusual da velocidade com que Aécio ganhou rejeição tendo hoje 42% x 36% de Dilma, já se transformou num "case" mundial em se tratando de eleições nacionais. 

As eleições não estão decididas, mas nada impede que estejamos tentando entender o quadro atual, até como forma de se compreender também o Brasil que emergirá das urnas no domingo. Confiram:
"Por que Aécio encolhe? Porque é muito pequeno, mesmo"
23 de outubro de 2014 | 09:55 Autor: Fernando Brito

"Aécio Neves começou o segundo turno das eleições, há apenas três semanas, menos até, como favorito.

Seu resultado, no primeiro turno, surpreendeu, menos pelos votos que atingiu – semelhantes aos de Serra, em 2010 – mas pelo inesperado de alcançá-los depois, segundo as pesquisas, de patinar numa faixa muito abaixo deles e o terem mostrado fora do segundo turno.

Também era evidente que, pelo ódio a Dilma e Lula que mal consegue esconder, Marina iria apoiá-lo e poderia, em outras condições, levar a ele a maioria de seus votos.

Mais inesperado, talvez só para quem estivesse distante da política local, como eu, foi o apoio da viúva de Eduardo Campos. As origens da família, a simpatia pessoal e a carga de dor familiar nos fizeram crer, erradamente, que garantidas as posições do grupo do ex-governador e dada a preferência dos pernambucanos por Lula, a família fosse recolher-se no segundo turno. Não sou capaz de compreender que argumentos soaram para leva-los a expor o prestígio recém-reafirmado no Estado.

Além do mais, os cuidados que a mídia tinha com ele e Marina – protegendo-os enquanto despejava uma inacreditável campanha de desmoralização do Governo, apoiada em criminosos que dele haviam sido expelidos – agora seriam só seus.

Então, o que fez, em exíguos 17 dias, Aécio decair a esta situação deplorável, onde consegue exalar o cheiro de derrota em imagens, palavras e gestos, cada vez mais agressivos?

É simples: o seu tamanho pessoal ou o que Leonel Brizola chamaria de “luz própria”.

Mesmo tendo presidido a Câmara dos Deputados, governado o segundo maior Estado da Federação e sido eleito, sem contestação possível, senador pelos mineiros, Aécio Jamais foi um líder.

Foi apenas um chefe de máquina política, uma versão “playboy” das velhas oligarquias interioranas. Ou o que em tempos antigos, chamaríamos de “herdeiro perdulário”.

Não fosse sua pequenez, Aécio teria feito o que só ele poderia fazer na passagem para o segundo turno: apresentar-se como o “pacificador”, o candidato que se propunha a encerrar a temporada de ódios que marca o processo político brasileiro, reconhecido os erros do tucanato, anunciado a abertura de uma nova etapa da política, menos feroz, mais humana, menos “mercadista”…

Digamos que um pós-neoliberalismo, reconhecendo que o Estado não podia nem ser ausente nem mero provedor de lucros financeiros.

A despolitização que os governos de esquerda, por tibieza e excesso de pruridos “republicanos”, deixaram crescer, sem reação, numa sociedade que não progrediu senão por suas próprias políticas, convenhamos, abriu espaço para a eleição de um governante conservador “light”.

Um nome novo para a direita, para “recomeçar” e não para negar.

Em lugar de demonizar os adversários, um conservador “light” ter-lhes-ia feito acenos, chamado à razão, dito que não prescindia deles e, até, que gostaria de contar, em seu governo, com a colaboração de Lula, que se tornou mundialmente um símbolo do Brasil.

Não pôde florescer um “Aecinho Paz e Amor” a partir do dia 6 de outubro por duas essenciais razões.

A primeira é a fraqueza pessoal do personagem, que é pífio.

Reconheçamos: como político e administrador, José Serra está a anos luz à frente de Aécio. Tem uma trajetória – desviada, errada, traidora de quem foi, não importa – construída por seus próprios pés.

Foi candidato a presidente duas vezes em condições dificílimas: no final do desastre de Fernando Henrique e no boom de crescimento do país em 2010.

Só deixou o oceano de ódio que habita sua alma mesquinha fluir naquelas eleições porque não poderia ser diferente.

Para Aécio, sim, havia outra opção.

A segunda razão foi o ódio.

E ele não tinha, até o início da campanha eleitoral, o estigma de pecados mortais em sua testa. Conversas sobre seus hábitos pessoais, um suposto “barraco” numa festa animada, pequenas falcatruas comuns aos políticos, o que mais? Nada que o tempo e a missão não pudessem sublimar nos deslizes da juventude de quem amadurece e tem uma missão para si.

Mas Aécio resolver ser o que não foi na carreira política – embora tenha sido na vida pessoal : um “coxinha” elitista e agressivo, uma espécie de (já não tão) jovem pit-bull da direita e marcar a si mesmo com o ferro em brasa da volta ao passado, ao escolher como símbolo de seus planos o capataz do desastre econômico do final da era FHC.

O dedo em riste não era um acaso: sua campanha era apontar os males alheios, sem ter o bem para mostrar.

Seu discurso era o do terror e do medo e da falsificação simplória: o desemprego (o menor da história brasileira, confirmado hoje pelo IBGE), a inflação (ora, ora, ora, como se não tivéssemos tido piores e muito, com o PSDB) e a estagnação da economia…

Faltou-lhe, que sabe, um padre bem mineiro que lhe dissesse: “meu filho, o Paraíso é lindo, mas ninguém se atira do precipício por achar que vai pra lá, tirando a turma do Jim Jones”

Mas Aécio, não tem juízo e, sobretudo, não tem um caráter que lhe permita isso.

Quis ser o porta-voz do ódio e o ódio tirou-lhe qualquer razão, exceto para os que não precisam de razões, tanto é o ódio que lhes possui.

Seu comportamento e seus modos agressivos e carregados de valentia podem fazer algum sucesso nos meios “mauricinhos e patricinhas” mas ninguém quer ter um pit-bull em casa, como genro.

Agora, ao se fazer de “vítima” de agressões, depois dos seus arroubos de “machão”, só o que consegue transmitir é falsidade e fraqueza.

Não se culpe marqueteiro ou estrategistas pelo desastre de Aécio.

Ele está sendo derrubado por seu próprio nanismo político.

Aécio deu no que deu porque não tinha tamanho para dar em outra coisa."

Eleição no RJ

Pelo que as pesquisas apontaram hoje, a eleição no estado do Rio de Janeiro estão mais apertadas do que se supunha ao final do primeiro turno. Hoje, tanto o Datafolha, quando o Ibope deram em votos válidos 55% para Pezão x 45% para Crivella.

Estes números são próximos dos de Dilma em relação a Aécio (56% x 44%), com uma diferença em relação às pesquisas anteriores o percentual de diferença de Dilma em relação a Aécio dobrou de 4% para 8%, enquanto, Pezão viu sua diferença em relação à Crivella reduzir em 2%.

Como as pesquisas também indicam um bom aumento dos percentuais de Dilma no Estado do Rio de Janeiro, estes números permitem supor que a limitação de Pezão se deve a parte de sua turma que, mesmo minoritária, prefere Aécio.

É possível que diante deste quadro Pezão bata o pé mais forte para mostrar sua vinculação maior com Dilma, deixando Picciani e Eduardo Cunha de lado. A conferir!

História Antiga e Medieval e Estudos Orientais na UFF Campos

O blog atende pedido de divulgação feita pelo professor Luiz Claudio Duarte:

"Solicito divulgar a realização no Campus da UFF em Campos dos Goytacazes do I Encontro de História Antiga e Medieval e do I Colóquio de Estudos Orientais. Os dois eventos, com realização simultânea, serão coordenados pelas Doutoras Fabrina Magalhães Pinto e Carolina Coelho Fortes e pelo Doutor Júlio César Mendonça Gralha. Os eventos são da iniciativa do Núcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplinar(NEHMAAT), vinculado do Departamento de História de Campos da UFF (CHT).

Contatos e inscrições pelo e-mail: nehmaat@gamil.com e mais informações no sítio:http://www.nehmaat.uff.br."

Conferência Internacional de Autismo em Itaperuna

O Nino Bellieny solicita e o blog amplia a divulgação e deseja sucesso para o evento na vizinha Itaperuna:

Conferência Internacional de Autismo em Itaperuna
Começa amanhã as 08:00h em Itaperuna e vai até o domingo, a 1ª Conferência Internacional de DIR-Floortime. As mais recentes descobertas e avanços científicos serão mostrados nestes 3 dias.
Profissionais da área de Transtorno do Espectro Autista (TEA) são o público alvo. O DIR-FT, é totalmente baseado em estímulos ao desenvolvimento, respeitando as individualidades dos autistas.

O encontro, destinado a médicos, demais profissionais de saúde e educadores, disseca o modelo DIR (Developmental, Individual Difference, Relationship-based) com abordagem Floortime, fortalecendo a comunicação, a interação, a resolução de problemas lógicos, a realização de atividades cotidianas e de aprendizado, com base na individualidade (reações aos sons e aos toques, preferências, vontades e emoções) e a forma como as crianças se relacionam com a família e cuidadores.

Programação: 
Local: Hotel Caiçara – Itaperuna – RJ
Data: 24,25 2 26 de outubro
Vagas limitadas. Informações e Inscrições:
http://capeiaazul.com/1-conferencia-dirflortime/

Mais detalhes veja aqui no blog do Bellieni.

Mais um dia difícil para o PSDB: Ibope e desemprego

A três dias do segundo esta quinta-feira está sendo de indigestão para os tucanos. Começou  com anúncio  da menor taxa de desemprego desde o ano de 2002: 4,9%.

Agora no início  da noite, o Ibope informou, em nova pesquisa, que Dilma colocou 8% na frente de Aécio: 54% x 46%. Se já não bastasse, a rejeição do tucano atingiu 42% contra 36% de Dilma.

Ainda há dois dias de campanha e um debate pela frente. Porém, parece que o povo vai confirmando sua posição de protagonista neste processo e indicando a direção por onde deseja a mudança. Ampliando e garantindo suas conquistas. A conferir!

PS.: Atualizado às 20:36: Para correção de digitação feita pelo celular e pequenos acréscimos.

PS.: Atualização às 20:44: O fato mais importante na campanha agora é, sem dúvida o último debate de amanhã na Globo. O formato do debate com menos perguntas diretas e mais perguntas de quem se colocaria como indeciso precisaria trazer diferenças muito grandes de performance para produzir alterações.

Até pela quantidade de debates até aqui realizados, os candidatos já se conhecessem em confronto, assim como, boa parte dos eleitores e telespectadores na assistência.

De toda a sorte, por tudo que montou neste processo, não há quem não desconfie do que a emissora ainda possa aprontar. Há que se acompanhar e desejar bom senso e responsabilidade com a nação e seu povo que, ao final das contas é quem tem a decisão em suas mãos, sem manobras e sem tapetão.

quarta-feira, outubro 22, 2014

As estratégias dos candidatos na reta final do 2º turno

Na prática temos apenas mais três dias de campanha e o dia da eleição no domingo 26 de outubro. É um tempo curto e longo dependendo de quem observa o cenário da disputa presidencial conforme suas opções.

Com o resultado desta na pesquisa do Datafollha feita ontem, a situação de Aécio piorou um pouco mais, até porque no quadro atual, o fato de não mudar já seria ruim.

Sabemos que as margens de movimentação de votos nesta reta final tendem a ser cada vez mais estreitas. Assim, o quadro para o tucano parece ainda mais complicado, embora, ainda haja muito tempo, num processo eleitoral em que se observou tantas alterações e surpresas.

Aécio, quanto mais passou a ser conhecido e suas ideias debatidas, maior e tão rapidamente, sua rejeição cresceu, tornando o caso, quase que único em campanhas eleitorais de países. Aliás, é muito estranho que o Datafolha nesta pesquisa publicada na manhã de hoje pelo jornal Folha de São Paulo, não tenha informado os índices de rejeição dos dois candidatos.

Voltando às estratégias dos candidatos, agora cada vez mais provável que a candidatura de Aécio tenda a se apegar ao último de debate na televisão, o de amanhã na TV Globo. A emissora sabe dos riscos de fazer armações além de sua posição tendenciosa até aqui.

Ainda, sobre a estratégia de Aécio, se optar por bater mais e voltar a ser agressivo e pouco propositivo, ele tende perder mais as chances de virar votos de Dilma e ter a maior parte do eleitores que ainda estão indecisos. Se, por outro lado, ele não criar fatos novos também não sai do lugar, que a julgar pela maioria das pesquisas, não parece o desejado.

Assim, é uma tarefa difícil para o tucano neste embate contra a a reeleição da Dilma. Ao contrário, a presidenta parece cada vez mais segura, calma e até sorridente.

O eleitor indeciso que está avaliando até o último minuto, dificilmente, tenderá por uma decisão que não seja da escolha de uma liderança política que tenha perspectivas de melhorar s sua vida, mas, especialmente, não torná-la pior. Enfim, continuamos acompanhando os desdobramentos.

Atracou hoje, às 08:10, navio graneleiro Key Light no Porto do Açu

Atracou somente hoje, às 08:10 da manhã, no Terminal 1 do Porto do Açu, o navio Key Light - PANAMÁ (IMO 9490129) que deverá fazer o primeiro embarque de minério de ferro e movimentação de cargas do Porto do Açu.

É um navio cargueiro tipo "Bulk Carrier" (graneleiro), tem 229 m de comprimento por 32 metros de largura, um calado de 7,3 metros e capacidade para transportar 83 mil toneladas. Foi construído em 2011(* corrigida postagem original que erradamente saiu como 2001) e tem bandeira panamenha. 

Antes de atracar nesta manhã no Açu, o navio Key Light veio de Singapura, de onde saiu no dia 12 de setembro em direção ao litoral fluminense. 

O carregamento do minério de ferro estocado pela FerroPort (empresa criada - joint-venture - entre as empresas Anglo American e Prumo Logística Global) em seu pátio de armazenamento, será o primeiro a usar as correias transportadoras que ligam o pátio ao píer do terminal 1 do Porto do Açu.

PS.: O blog foi informado às 08:20, mas, a foto ao lado do Cesar Franco foi postada no jornal online Sanjoanense Quotidiano às 09:51.

PS.: Atualizado às 10:22: Outra foto do navio Key Light atracado no terminal 1 do Porto do Açu:






















PS.: Atualizado às 11:12: Mais um registro da chegada do navio enviado por colaboradores ao blog:






















PS.: Atualizado às 14:38: Abaixo imagem vista da praia do Açu do navio graneleiro aportado no Terminal 1 para o primeiro carregamento de minério de ferro:

















PS.: Atualizado às 14:54: A primeira foto está registrada no FB e mostra trabalhadores do Porto do Açu registrando o momento que consideram histórico do primeiro navio atracado para embarque de minério de ferro. Na segunda imagem também de perfis do FB, é possível ver um helicóptero contrato pela empresa para registrar imagens aéreas do fato. Em terceiro lugar, mais abaixo, um filme do morador Denis Toledo que da praia registra o fato os terminais do Porto do Açu e o local da atracação do navio Key Light.























Nova Pesquisa do Datafolha mostra avanço de 1% de Dilma sobre indecisos

Esta nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22/10) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que a presidente Dilma continua à frente de Aécio no 2º turno. O que mudou?

Nos votos totais Dilma agora registrou 47% das intenções de voto, na anterior de 2ª feira ela tinha 46%. Aécio tem tucano, 43%, o mesmo da anterior. Os brancos e nulos continuam 3% 6%, mas, os indecisos caíram 1% e foram para a Dilma.

Considerando os votos válidos os percentuais não mudaram: Dilma 52% x 48% Aécio. Como explica isto? As aproximações estatísticas que estabelecem como aprendemos na escola que até 0,4%, se arrenda para baixo e de 0,5% em diante, para cima.

Porém, o dado mais interessante desta nova pesquisa do Datafolha é o que detectou que os eleitores não estão mais tão pessimistas com a economia do país: só 31% acham que a inflação vai aumentar, índice, inferior aos registrados em setembro, de 50%, e em abril, de 64%. Para 21% dos entrevistados, o índice de inflação vai diminuir.

Na estratificação social da pesquisa se vê onde Dilma avançou: entre as mulheres (de 42% para 47% desde o dia 9), no grupo dos que recebem que tem a preferência de 47% e no grupo das pessoas que recebem entre dois e cinco salários mínimos (de 39% para 45% desde o dia 15) e no Sudeste (de 34% para 40% desde o dia 9). O Datafolha ouviu 4.355 eleitores no dia 21 de outubro.

Os dados mostram que o quadro para Aécio estão cada vez mais difícil. Porém, a eleição segue indefinida. Ainda se tem 4 dias pelas frente e mesmo que os indecisos estejam no percentual usual, agora a disputa é para um tentar tirar o voto do outro. A conferir!

terça-feira, outubro 21, 2014

Blogueiros repudiam censor!

Este blog se alia à Comissão Nacional dos Blogueiros Progressistas, grupo popularizado pela sigla BlogProg e que reúne diversos blogueiros e comunicadores digitais brasileiros, no manifesto que alerta para a ameaça que a candidatura de Aécio Neves representa à liberdade de expressão no país. 

No texto, os blogueiros lembram do histórico de processos judiciais exigindo a retirada de conteúdos da rede, além da perseguição e censura a jornalistas em Minas Gerais.

Recentemente, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé também assinou manifesto elegendo Aécio Neves o inimigo público número um da liberdade de expressão no Brasil. Um grupo de jornalistas de MG também marcou posição sobre o tema, em texto intitulado "alerta ao povo brasileiro".

Abaixo a íntegra do documento que está exposto no site do Centro de Estudos Barão Itararé:

"Aécio Neves é ameaça à liberdade de expressão no Brasil"

"O movimento de blogueiros e ativistas digitais, popularizado com a sigla BlogProg, tem como a sua principal bandeira de luta a defesa da democratização da comunicação, ampliando o acesso à informação para os cidadãos e propondo uma maior diversidade de vozes presentes no campo midiático e junto à opinião pública. Tem sido essa a defesa do movimento em seus quatro encontros nacionais, desde 2010, nos inúmeros encontros regionais e no envolvimento em diversas pautas de luta, como o do marco civil da Internet e pela regulação econômica das comunicações do Brasil, a partir da regulamentação do capítulo da Comunicação Social na Constituição Federal.

Com esse histórico, o movimento não poderia deixar de se pronunciar quanto à disputa eleitoral à presidência da República em 2014, especialmente em seu segundo turno, quando se defrontam dois claros e distintos projetos políticos. De um lado o projeto de reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) e, do outro, o projeto tucano de Aécio Neves (PSDB).

Aécio Neves é uma séria ameaça à liberdade de expressão no Brasil. Podemos afirmar isso a partir da realidade de censura, perseguição e prisão de jornalistas que ocorria em Minas Gerais quando Aécio Neves foi governador do estado. Não são poucos os relatos de jornalistas e comunicadores que perderam emprego ou foram silenciados ao ousar publicar conteúdos críticos aos governos tucanos de Minas Gerais.

Mais recentemente, o senador empreendeu uma tentativa de eliminar da ferramenta de pesquisa do Google as referências a textos críticos contra si. Já na campanha eleitoral, Aécio Neves processou a rede social Twitter para obter dados pessoais de 66 usuários que utilizavam a rede com publicações críticas ao senador. A iniciativa do senador, amplamente rechaçada pela opinião pública, era o primeiro passo para que Aécio tentasse silenciar os 66 tuiteiros. No Rio de Janeiro, a jornalista Rebeca Mafra teve sua casa, no Rio de Janeiro, invadida pela polícia por ação do candidato tucano.

Aécio censura e, além disso, representa para o enfraquecimento e a consequente revogação do Marco Civil da Internet.

Durante a campanha, especialmente o segundo turno, tornou-se mais evidente ainda o conluio da mídia corporativa em torno da candidatura tucana com o nítido objetivo de desalojar do poder o projeto de governo popular que ampliou a rede de universidades públicas federais, interiorizou os institutos de educação tecnológica, diminuiu a desigualdade e o desemprego, retirou milhões de famílias da miséria extrema e da pobreza e fez do Brasil um país de classe média e uma das economias mais pujantes do mundo contemporânea.

Em virtude disso, o movimento de blogueiros e ativistas digitais vem a público convocar aqueles que defendem a liberdade de imprensa e de expressão, os avanços sociais e políticos dos últimos anos, a comunicação livre, democrática a se posicionar claramente dizendo não ao retrocesso que representa a candidatura do senador Aécio Neves nesta eleição presidencial."