Em email que a Assessoria de Imprensa da Anglo American acaba de enviar ao
blog, a mineradora confirma também que o navio Skey Light zarpou no sábado do
Porto do Açu, em direção à China com "mais de 80 mil toneladas de minério de ferro", passando
antes no Porto do Rio de Janeiro para desembaraço aduaneiro, como informamos ontem
em nota aqui no blog.
Nesta nota também informamos que outras embarcações estão previstas para atracação no Porto do Açu nestas próximas semanas. Entre estes o navio SANTOS SUPPLIER previsto para atracar às 00:45 desta segunda feira, assim como o FAR SOVEREIGN, também previsto para atracar às 01:26 também da madrugada de domingo para segunda-feira (27-10-2014).
O Santos Suplier tem bandeira brasileira, foi construído em 2009, tem dimensões de 84 m x 18 metros e IMO 9497139. Ele zarpou do Porto do Rio de Janeiro, ontem, às 22:29 em direção ao Açu.
Outros navios que deverão atracar no Porto do Açu proximamente: NAVION GOTHENBURG; CBO CAROLINA e NOBLE PHOENIX.
O Santos Suplier tem bandeira brasileira, foi construído em 2009, tem dimensões de 84 m x 18 metros e IMO 9497139. Ele zarpou do Porto do Rio de Janeiro, ontem, às 22:29 em direção ao Açu.
Outros navios que deverão atracar no Porto do Açu proximamente: NAVION GOTHENBURG; CBO CAROLINA e NOBLE PHOENIX.
Na quinta-feira, 22 de outubro de 2014, o blog informou aqui sobre a atracação da primeira embarcação a fazer embarque de minério no Porto do Açu. A imagem ao lado divulgado na nota registrou este momento.
Confiram abaixo o release da Anglo American:
Anglo American realiza primeiro embarque de minério de ferro do Projeto Minas-Rio
"A Anglo American anuncia o primeiro embarque de minério de ferro do Projeto Minas-Rio, dentro do prazo e do orçamento previamente informados. O primeiro navio com mais de 80 mil toneladas de minério de ferro para o mercado de pellet feed foi carregado no terminal dedicado de exportação de minério de ferro no Porto do Açu, Rio de Janeiro, no dia 25 de outubro, e a embarcação está atualmente a caminho da China.
Mark Cutifani, presidente global do Grupo Anglo American, disse: “A realização do primeiro embarque de minério de ferro do Projeto Minas-Rio é uma grande vitória do nosso time e um dos três principais compromissos com nossos acionistas este ano. O Minas-Rio é um depósito mineral excepcional em termos de escala e qualidade, o que nos permitirá disponibilizar pellet feed da mais alta qualidade no mercado para nossos clientes no Oriente Médio e Ásia, proporcionando-nos uma clara vantagem competitiva. Apesar do cenário desfavorável de preços que vivemos no momento, a característica integrada do Sistema Minas-Rio, da mina ao porto, nos garante custos operacionais atrativos e nos permitirá manter uma posição competitiva a longo prazo.”
Paulo Castellari, presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, acrescentou: “Estamos muito contentes com a realização do primeiro embarque do Projeto Minas-Rio e essa é uma prova do grande esforço e dedicação de todo o time, incluindo nossas empresas contratadas, fornecedores, parceiros e o apoio das autoridades reguladoras e do governo no Brasil ao longo dos anos. Nosso foco daqui em diante é alcançarmos nossa capacidade de produção anual de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro nos próximos 18-20 meses, e na manutenção de licenças e de autorizações necessárias à medida que avançamos na nossa operação.”
Sobre o Projeto Minas-Rio
Um dos principais empreendimentos globais da Anglo American, o Minas-Rio atingirá uma capacidade anual de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro. O projeto inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo, com 529 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João da Barra (RJ).
Sobre a Anglo American
A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Joanesburgo. Seu portfólio de negócios atende às diferentes necessidades dos clientes e abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês; carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos e minerais – cobre, níquel, nióbio e fosfatos; e metais e minerais preciosos – nos quais é líder global em platina e em diamantes.
A Anglo American é comprometida com a realização de um trabalho alinhado aos seus stakeholders - investidores, clientes, parceiros e empregados - para criar valor sustentável que faz a diferença, respeitando os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades. As operações de mineração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.
A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, o maior projeto de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás."
Um comentário:
Esta necessidade de desembaraço aduaneiro no Porto do Rio não deve ser o ideal.
Será que a Receita Federal tem alguma previsão de proporcionar o desembaraço aqui na região?
Postar um comentário