É um navio cargueiro tipo "Bulk Carrier" (graneleiro), tem 229 m de comprimento por 32 metros de largura, um calado de 7,3 metros e capacidade para transportar 83 mil toneladas. Foi construído em 2011(* corrigida postagem original que erradamente saiu como 2001) e tem bandeira panamenha.
Antes de atracar nesta manhã no Açu, o navio Key Light veio de Singapura, de onde saiu no dia 12 de setembro em direção ao litoral fluminense.
O carregamento do minério de ferro estocado pela FerroPort (empresa criada - joint-venture - entre as empresas Anglo American e Prumo Logística Global) em seu pátio de armazenamento, será o primeiro a usar as correias transportadoras que ligam o pátio ao píer do terminal 1 do Porto do Açu.
PS.: O blog foi informado às 08:20, mas, a foto ao lado do Cesar Franco foi postada no jornal online Sanjoanense Quotidiano às 09:51.
PS.: Atualizado às 11:12: Mais um registro da chegada do navio enviado por colaboradores ao blog:
PS.: Atualizado às 14:38: Abaixo imagem vista da praia do Açu do navio graneleiro aportado no Terminal 1 para o primeiro carregamento de minério de ferro:
PS.: Atualizado às 14:54: A primeira foto está registrada no FB e mostra trabalhadores do Porto do Açu registrando o momento que consideram histórico do primeiro navio atracado para embarque de minério de ferro. Na segunda imagem também de perfis do FB, é possível ver um helicóptero contrato pela empresa para registrar imagens aéreas do fato. Em terceiro lugar, mais abaixo, um filme do morador Denis Toledo que da praia registra o fato os terminais do Porto do Açu e o local da atracação do navio Key Light.
11 comentários:
Quem sabe agora a empresa responsável comece a pagar os bilhões de reais, emprestado pelo BNDES ?
O ex-mega empresário, Eike Batista, enganou tanta gente, principalmente a amiga Dilma do PT, ao contrair esse empréstimo com o BNDES e em seguida, foi desmascarado por sua falcatruas empresariais.
Ninguém sabe dar os parabéns ou boas vinda a um Porto que está nascendo e trará muitos benefícios a região. Vamos mudar o disco a era Eike no Porto já acabou a muito tempo, o mesmo não tem mais nada a ver com o empreendimento e a empresa atual acredito que está cumprindo com os seus compromissos.
Eike não tem mas nada no porto??? o amigo deve estar muito mal informado...
Agora sim concordo com o comentário acima, já passou da hora de começar a pagar o BNDES, afinal este dinheiro todo era nosso e podia ser muito bem empregado em favor da população e não fazer estravagança com o dinheiro nosso..
E o BNDES está realmente interessado em receber o dinheiro de volta?
O governo emprestou tipo pai para filho. Quando inadimplentes, geralmente os filhos não São cobrados pelos pais.
Como diz a Dilma, é tudo pelo bem do povo.
O erário público paga.
parabéns para todos os brasileiros em especial os dessa região que acreditaram e torceram por este empreendimeto, e vamos continuar a torcer para que esse porto traga muito desenvolvimento para a região e para nosso país.
prof. roberto sou novo por aqui, porém acompanho a tempo esse blog.queria saber sobre a infra-estrutura que foi projetada para o porto corredor logístico etc... pelo menos a parte rodoviária já não deveria estar sendo agiliza.grato
Parabéns Eike!
Não cuspam no prato em que comem. Agradeçam ao Eike
Aplausos ao contrário aos que comemoram a extração das nossas riquezas para envio aos estrangeiros que não estão nem aí para o nosso progresso.
Más que progresso é esse: de destruição, de devastação ambiental no mar, nos rios nas lagoas, de desapropriações injustas, de salinização das terras, de destruição de nascentes, cursos de água e rios. Um progresso que causa violência, insegurança e injustiça social. Este é só o começo de um progresso ao contrário.
O Sr X tem a ver sim com toda essa destruição. Que ele e todos que o seguem paguem pela grande mal que estão causando.
Empregos! Isso significa mais empregos!
É disso que a regiao norte fluminense precisa. é facil falar em questoes ambientais quando já se tem seu ganha pão. Questoes ambientais? Ora, foi tudo aprovado pelos orgaos competentes
O SER HUMANO É MUITO COMPLICADO,TODA MUDANÇA REALMENTE GERA UMA SITUAÇÃO A FAVOR E CONTRA MUITAS COISAS,MAIS SABEMOS APENAS DE UMA COISA NO NOSSO BRASIL MANDA QUEM TEM DINHEIRO,ESSAS DESAPROPRIAÇÕES FEITAS PELO EMPRESARIO SÃO CRUÉIS ESTAMOS FALANDO DE SER HUMANO E NÃO ANIMAIS,AS PESSOAS FALAM DO PROGRESSO MAIS NÃO FALAM DA DESTRUIÇÃO QUE ESSE PROGRESSO CAUSOU.
ENTÃO DAR OPINIÃO E FÁCIL,AGORA SE PONHA NO LUGAR DAS FAMÍLIAS QUE FORAM DESAPROPRIADAS!!!
Postar um comentário