O blog recebeu da professora e pesquisadora da UFF Ana Costa, que também é assistente social e doutorando em Serviço Social pela UERJ o questiomento e a reflexão sobre o início das atividades do Porto do Açu a partir de nota que publicamos abaixo. Assim, o blog expõe seu ponto de vista e seu valioso questionamento:
"Enquanto os representantes do capital comemoram, do outro lado, trabalhadores e atingidos pelas violações e violências provocadas por estas empresas só tem a denunciar e lamentar a devastação da natureza; a expropriação de seus instrumentos de trabalho, como a terra de cultivo para a maioria deles; a poluição das águas potáveis; a mortandade de peixes; a destruição de um modo de vida, que tem na terra, nos rios e na natureza de um modo geral, suas referências; o adoecimento e morte dessas pessoas que convivem no seu dia a dia com o sequestro de suas perspectivas e projetos de vida. Tudo isso em nome do processo de acumulação capitalista vigente, que alguns ainda insiste em chamar de progresso, de desenvolvimento.
Vamos em frente."
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário