Antes, porém, registra a estranheza que a empresa FerroPort (joint-venture formada pelas empresas Anglo American e Prumo Logística) para as operações do mineroduto e da unidade beneficiamento com filtragem da pasta vinda de MG e pelo embarque no terminal 1 do Porto do Açu, não seja referida neste primeiro embarque, já que a manifestação ocorreu isoladamente, antes pela Anglo e agora pela Prumo.
As informações:
1) Instalação do Centro de Controle Operacional do Tráfego Marítimo (CCOTM), o equipamento funciona como um scanner 360º e detecta, em tempo real, embarcações de pequeno porte dos mais diversos tipos, como barcos de apoio e de pesca, além de surfistas. O radar tem alcance de cerca de 25 milhas náuticas de distância, equivalente a 50 quilômetros. O Porto do Açu é o primeiro porto brasileiro a contar com o sistema, que fornece uma série de informações como localização, velocidade, porte, calado, tipo de carga e bandeira das embarcações. O monitoramento é realizado por meio de câmeras de vigilância e sensores, que recebem dados que permitem monitorar e controlar o tráfego marítimo.
Comentário do blog: O detalhe de que o scanner detecta barcos de pesca e surfistas e embarcações menores, parece mais um alerta de segurança de uma atividade que parece de responsabilidade da Capitania do Portos e da Marinha.
2) Informa sobre a conclusão em setembro da construção do cais do Terminal Multicargas (TMULT), terminal próprio, que possui 500 metros de extensão e 14,5 metros de profundidade. O terminal, que irá movimentar carga geral de empresas instaladas no porto e outros clientes, aguarda as autorizações para início de operação, previsto para o primeiro semestre de 2015. A capacidade de movimentação do TMULT, na primeira fase, é de aproximadamente 4 milhões de toneladas de granéis sólidos e carga geral. (Vide segunda foto abaixo)
3) Sobre o Terminal 2, a Prumo informa a fabricação do último bloco de concreto que irá formar o quebra-mar do T2, que será composto por 42 blocos no total. Eles foram produzidos pelo Kugira, equipamento para produção de caixões de concreto do da empresa espanhola Acciona, que estava no Porto do Açu desde 2012. A previsão é que a construção do quebra-mar do T2 seja concluída no início do ano que vem. (Vide terceira foto abaixo)
4) A Prumo informa que o Porto com dois terminais, um offshore T1, e um onshore, o Ts terá m total de 17 km de píeres que poderá, segundo a empresa receber até 47 embarcações simultaneamente.
5) O T1 é composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. O terminal contará na sua totalidade com 4 quilômetros de cais. O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de até 14,5 metros. No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução e a implantação da linha de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar carga de projetos, coque, bauxita, veículos, granéis sólidos, carga geral e petróleo.
Comentários do blog: Há quem questione sobre a profundidade de "até 14,5 metros do canal do terminal T2 que segundo a empresa terá 13 quilômetros de cais. Também há ainda que ser esclarecida que empresas movimentarias estas cargas citadas pela Prumo: coque, bauxita, veículos, granéis sólidos, carga geral e petróleo. Especialmente "veículos".
Estranho ainda que a Prumo não faça nenhum comentário sobre o Consórcio Integra que atua na construção e montagem naval com módulos de plataformas, tipo FPSO, na entrada do canal do terminal T2, que é um empreendimento consorciado entre a Mendes Junior e a OSX.
Além disso, nada é citado sobre as negociações entre a OSX e a Prumo (ex-LLX) sobre o arrendamento de grande área junto ao terminal 2, que tinha a função de abrigar a Unidade de Construção Naval (UCN), ou estaleiro da OSX, que teve as obras suspensas depois da crise da empresa e de todo o grupo EBX. Consta que a Prumo assumiria e reandaria esta área para outro estaleiro, considerando a recuperação judicial da OSX e das dívidas de aluguel desta com a Prumo (ex-LLX).
Abaixo o blog publica três das seis fotos enviadas junto ao release referentes ao porto, sendo a primeira sobre o primeiro embarque do minério de ferro no navio Sky Light, no último sábado, dia 25 de outubro, antes de zarpar para o Rio e depois a China. A segunda é do terminal Multicarga citado no item 2 e a terceira foto mostra atual realidade da implantação do Terminal T2 do Porto do Açu.
PS.: Atualizado ás 18:24: Em novo release agora às 18:12, a empresa Prumo Logística divulga que iniciou hoje, o início da operação de aumento de capital da companhia, no valor mínimo de R$ 455 milhões e máximo de R$ 650 milhões, com ações a serem emitidas a R$ 0,65 por ação. A previsão é que sejam emitidas no mínimo, 700 milhões e, no máximo, 1 bilhão de novas ações ordinárias.
Ainda segundo, a empresa, o objetivo do aumento de capital seria de "preparar a companhia para uma nova fase de investimentos em 2015, que compreenderá, principalmente, o desenvolvimento de novos terminais no Porto do Açu para movimentação de petróleo, cargas de projeto e granéis sólidos, além da expansão da infraestrutura básica no Distrito Industrial para atendimento a novos clientes. Além disso, a administração da Companhia busca sempre adequar sua estrutura de capital a fim de torná-la compatível com o perfil de maturação dos seus investimentos".
PS.: Atualizado ás 18:24: Em novo release agora às 18:12, a empresa Prumo Logística divulga que iniciou hoje, o início da operação de aumento de capital da companhia, no valor mínimo de R$ 455 milhões e máximo de R$ 650 milhões, com ações a serem emitidas a R$ 0,65 por ação. A previsão é que sejam emitidas no mínimo, 700 milhões e, no máximo, 1 bilhão de novas ações ordinárias.
Ainda segundo, a empresa, o objetivo do aumento de capital seria de "preparar a companhia para uma nova fase de investimentos em 2015, que compreenderá, principalmente, o desenvolvimento de novos terminais no Porto do Açu para movimentação de petróleo, cargas de projeto e granéis sólidos, além da expansão da infraestrutura básica no Distrito Industrial para atendimento a novos clientes. Além disso, a administração da Companhia busca sempre adequar sua estrutura de capital a fim de torná-la compatível com o perfil de maturação dos seus investimentos".
Um comentário:
Faço votos de que a população de São João da Barra seja sábia o bastante para selecionar os políticos que irão administrar o que pode ser proporcionalmente o maior orçamento do estado a favor dos munícipes.
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