Os dois institutos identificam como a tendência já indicava, a inversão de posição entre os candidatos em segundo lugar que buscam a chance de ir ao segundo turno da eleição presidencial.
O Ibope volta a indicar a chance de Dilma vencer no primeiro turno pela margem de erro em sua pesquisa de 2% par amais ou para menos. O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 2 e 4 de outubro e encontrou em votos válidos (sem tabular indecisos e brancos e nulos): Dilma 46% x 27% Aécio x 24% Marina. Os demais candidatos somados alcançam 3%. Na simulação de 2º turno Dilma 45% x 37% seja seu adversário Aécio ou Marina.
Pelo Datafolha que ouviu 18 mil eleitores entre ontem e hoje, Dilma tem 44% x 26% Aécio x 24% Marina. Os demais candidatos somados alcançam 5% de intenções de voto.Na simulação de 2º turno Dilma 48% x 42%.
A diferença de Dilma para Aécio varia de 18% (44% x 26%) no Datafolha, a 19% no Ibope (46% x 27%). Marina tem 24% nos dis institutos. Os demais candidatos somados têm pelo Ibope 3% e pelo Datafolha 5%.
Porém, a maior diferença entre os institutos que trabalham com igual margem de erro é sobre simulação de 2º turno. Para o Ibope a diferença hoje seria de 8% (45% x 37%), enquanto no Datalfolha seria de 6% (48% x 42%).
Daqui a pouco mais de 24 horas saberemos a margem de acerto ou erro dos institutos de pesquisas que ajustaram bastante seus últimos números.
PS.: Atualizado às 16:56: Ampliado o título.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário