Como antecipei há alguns dias, eu estou num período de "meio recesso", enquanto concluo as atividades por aqui na Espanha e também curto uma agradável agenda pessoal.
Mas, entre uma coisa e outra dou uma olhada geral nas notícias. Assim, julgo que vale a leitura no artigo do grande intelectual José Luís Fiori, hoje, na edição do Valor, cujo título é também o desta nota, só que entre aspas.
Tenho repetido que Fiori e Belluzzo são duas importantes referências no Brasil atual para pensar o nosso país de uma forma mais profunda, não apenas conjuntural, mas, também na forma estrutural e de sua relação com o poder global e a geopolítica.
Antes de postá-lo abaixo, eu aproveito para dar maiores dados sobre a gigantesca obra que a China já começou na Nicarágua que é citada como um dos pilares da reflexão do Fiori. Os dados são destaques também na edição de hoje, só que o do jornal espanhol El País.
O Canal interoceânico (mapa abaixo) entre Atlântico e o Pacífico, que cortará a Nicarágua ao meio é bancada pela China, em troca da concessão por um século. Um investimento de US$ 50 bilhões.O canal terá 278 quilômetros e sua largura oscilará entre 230 e 520 metros, com uma profundidade de 30 metros.
O megaprojeto sofre enormes questionamentos de cientistas e ambientalistas pelos seus impactos ambientais e sociais. Ele cortará em 105 km, o Lago da Nicarágua que tem área de 8 mil km². Os estudos de impacto ambiental foram apresentados em setembro último.
Moradores e pequenos proprietários já fizeram quinze manifestações contra a obra com paralisações de rodovias. Se estima que 20 mil pessoas seriam afetadas pela construção do canal. Os valores das indenizações ainda não teriam sido definidos. A resistência campesina é considerada inédita na Nicarágua.
Assim, contextualizada com a questão do canal, que também ajuda a explicar a mudança de posição dos EUA em relação à Cuba, segue abaixo o texto do professor José Luiz Fiori:
Geografia e estratégia
"O Brasil terá que descobrir um novo caminho de afirmação da sua liderança e do seu poder internacional, dentro e fora de sua zona de influência imediata.
Um caminho que não siga o mesmo roteiro das grandes potências do passado, e que não utilize a mesma arrogância e a mesma violência que utilizaram os europeus e os norte-americanos para conquistar suas colônias e protetorados". J.L.Fiori, "História, Estratégia e Desenvolvimento. Para uma Geopolítica do Capitalismo", Editora Boitempo, SP, 2014, p: 279
A geografia teve um papel decisivo na formação e no desenvolvimento político e econômico da América do Sul. Por um lado, ela permitiu e estimulou a formação de um região geopolítica e geoeconômica plana, homogênea, de alta fertilidade e de crescimento econômico quase contínuo na Bacia do Prata; mas, ao mesmo tempo, ela impediu que os países e a economia do Prata - incluindo o Brasil - se expandissem na direção daAmazônia, do Caribe e do Pacífico.
No caso do Brasil, em particular, a topografia do seu território atrasou a sua própria interiorização demográfica e econômica, e enviesou os seus processos de urbanização, crescimento e internacionalização, na direção do Atlântico. A Floresta Amazônica, com suas planícies tropicais de baixa fertilidade e alto custo de exploração, dificultou a sua própria ocupação, e bloqueou o caminho do Brasil na direção da Venezuela, Guiana, Suriname, e Mar do Caribe. O Pantanal e o Chaco boliviano, com suas montanhas e Florestas tropicais limitaram a presença do Brasil nos territórios entre a Guiana e a Bolívia; e a Cordilheira dos Andes, com seus 8 mil km de extensão e 6.900 metros de altitude, obstruiu o acesso do Brasil ao Chile e ao Peru, e o que é ainda mais importante, ao Oceano Pacífico com todas as suas conexões asiáticas.
"A reaproximação entre EUA e Cuba é inseparável da expansão econômica chinesa no Caribe e na América"
Esta geografia extremamente difícil explica a existência de enormes espaços vazios dentro do território brasileiro e nas suas zonas fronteiriças, e sua escassa relação econômica com seus vizinhos durante quase todo o século XX, quando o Brasil não conseguiu nem mesmo estabelecer um sistema eficiente de comunicação e integração bioceânica, como aconteceu com os Estados Unidos, já na segunda metade do século XIX, depois da sua conquista da Califórnia e do Oregon, que se transformou num passo decisivo do seu desenvolvimento econômico, e da projeção do poder global dos Estados Unidos.
Todas estas barreiras e dificuldades geográficas, entretanto, adquiriram uma nova dimensão e gravidade, no início do século XXI, graças: 1- à transformação da China, do sudeste asiático, e da Bacia do Pacífico, no espaço mais dinâmico da economia mundial; 2- sua transformação simultânea, e no tabuleiro geopolítico mais relevante para o futuro do sistema mundial no transcurso do século XXI; 3- à consequente, "chegada' econômica da China ao continente sul-americano, e ao Caribe e América Central, sobretudo depois do anúncio da construção do novo Canal Interoceânico da Nicarágua, financiado e construído pelos chineses, a um custo previsto de 40 bilhões de dólares; 4- à consequente revalorização geopolítica e geoeconômica do Caribe e da América do Sul, como tabuleiros relevantes da competição global entre os Estados Unidos e a China, e da competição regional destes dois países, com o Brasil.
Esta nova situação obriga o Brasil a redefinir, inevitavelmente, sua estratégia, e o cálculo de custos do seu próprio projeto de integração regional, incluindo a ocupação dos "espaços vazios" da América do Sul, e da "conquista" do seu acesso ao Oceano Pacífico e ao Mar do Caribe. Este tem que ser o ponto de partida do debate sobre a Unasul e o Mercosul, e sobre o fortalecimento da soberania política e econômica do continente, incluindo, como é óbvio, os países sul-americanos da Aliança do Pacífico. Mas este ponto é esquecido em geral pelos analistas, e é substituído por uma discussão sem fim sobre a "lucratividade" comercial ou financeira, do projeto e do processo da integração continental. Estes analistas não entendem ou não querem aceitar que se trata de um objetivo e de um processo que não pode ser avaliado apenas pelos seus resultados econômicos, porque envolve um jogo geopolítico e geoeconômico muito mais complexo e global.
Desta perspectiva, o recente reatamento das relações diplomáticas dos EUA com Cuba, explicita e aprofunda esta disputa pela supremacia regional. Foi uma vitória política indiscutível de Cuba e da América Latina, e também, do "internacionalismo liberal" de Barack Obama, que luta para sobreviver ao seu atropelamento pelo ultraconservadorismo dos republicanos, e de muitos dos seus próprios partidários democratas. Mas ao mesmo tempo, esta reaproximação é inseparável da expansão econômica chinesa no Caribe e na América Central, e do anúncio do novo "Canal da Nicarágua", com 278 km de extensão, bem maior e mais complexo do que o Canal do Panamá, e com a obra programada para começar em dezembro de 2104. Uma disputa que começa no Mar do Caribe, mas se projeta e prolonga na luta pela liderança política, econômica e estratégica da América do Sul. Neste sentido, a reaproximação entre Cuba e os EUA contém um paradoxo e uma lição geopolítica, sobretudo para os países que se propõem subir na escada internacional do poder e da riqueza: uma vitória parcial, em qualquer tabuleiro do sistema provoca sempre o aparecimento de um novo desafio estratégico ainda mais complexo do que o anterior. Neste caso, foi uma vitória dos "povos latinos" e de certa maneira, da própria política externa brasileira, mas esta mesma vitória aumenta a urgência do Brasil abrir seus canais de comunicação e transporte com o Mar do Caribe e com a Bacia do Pacífico, a qualquer preço, e por mais criticada que seja a rentabilidade econômica imediata do projeto.
José Luís Fiori, professor titular de economia política internacional da UFRJ, é autor do livro "O Poder Global", da Editora Boitempo, e coordenador do grupo de pesquisa do CNPQ/UFRJ "O Poder Global e a Geopolítica do Capitalismo". Escreve mensalmente neste espaço."
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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