O blog juntou numa única nota três informações sobre a movimentação no terminal 1 e 2 do Porto do Açu nestes últimos dias:
Consórcio Integra
O Consórcio Integra que tem a Mendes Jr. e a OSX como parceiras e que monta módulos da plataforma P-67, numa área junto ao terminal 2 do Porto do Açu segue demitindo. O empreendimento do setor de construção naval que já chegou a ter mais de 700 trabalhadores segue demitindo. Só na semana passada foram 160 trabalhadores. Alguns contratados recentemente com menos de 30 dias de carteira assinada.
No empreendimento há comentários sobre possibilidades de interrupção total das atividades nos próximos dias, apesar de equipamentos novos como o grande guindaste Mammoet trazido pela OSX da Coreia estar com suas partes ainda chegando ao Açu.
Recentemente houve mudança de toda a gerência das atividades do Consórcio Integra no Açu e até uma segunda montagem de plataformas, da P-50, chegou de ser cogitada de ser enviada para construção na China, mas, teria sido suspensa a decisão.
As encomendas executadas pelo Consórcio Integra são feitas por outro consórcio financiador estruturado a partir da Petrobras que é o Sete Brasil que se encontra em auditorias e investigação dentro da Operação Lava a Jato. O fato parece dar mostras do potencial de problemas que como dominó seguem caindo com os fatos e as apurações policiais e judiciais.
Vale recordar que fazem parte do Consórcio Sete Brasil, o fundo americano que é atualmente o controlador do Porto do Açu, o EIG, além do Banco BTG Pactual, fundo de previdência, e num percentual menor, a própria Petrobras.
Empresa chegando ao Açu
De outro lado está chegando ao Açu, onde acaba de alugar uma casa para servir de base na região, a empresa catarinense Construtora Stein que possui sede no município de Blumenau.
A Construtora Stein tem previsão para no início de 2015, contratar cerca de 300 trabalhadores, para atuar na construção da base da Edson Chouest Offshore (Eco), também junto, ao terminal 2 do Porto do Açu.
Vale aqui chamar a atenção como se caracteriza um empreendimento do tipo enclave. Observe que sua cadeia de serviços obedece uma lógica de contratação de serviços, praticamente, sem nenhuma relação com a região e mesmo pouca com a dinâmica econômica do estado.
Neste caso vale lembrar que o grupo Edison Chouest Offshore (Eco)possui um estaleiro instalado no município de Navegantes no litoral do estado de Santa Catarina, o que pode explicar as ligações empresariais e de negócios agora ampliada para um trabalho, junto à base da Eco no Porto do Açu.
Como se sabe, esta base da Eco visa o atendimento de prestação de serviços de apoio à movimentação de cargas, na exploração offshore de petróleo na Bacia de Campos.
Mais um carregamento de minério de ferro
Zarpou hoje pela manhã, o terceiro navio "United Ocena" que chegou na segunda-feira (15/12) com novo carregamento de minério de ferro em direção à Ásia. O carregamento foi feito pela FerroPort, jointe-venture entre Prumo Logística Global S.A. e a Anglo American.
Zarpou hoje pela manhã, o terceiro navio "United Ocena" que chegou na segunda-feira (15/12) com novo carregamento de minério de ferro em direção à Ásia. O carregamento foi feito pela FerroPort, jointe-venture entre Prumo Logística Global S.A. e a Anglo American.
Como já comentamos aqui no dia 27 de outubro ao falar sobre o primeiro carregamento de minério de ferro no Porto do Açu, cada carregamento de um navio gera ao município de São João da Barra, um valor de aproximadamente R$ 400 mil como tributação do ISS (Imposto Sobre Serviços).
3 comentários:
GOSTARIA QUE "CONCEITUADO BLOG " COMENTASSE TAMBÉM SOBRE AS DEMISSÕES QUE VEM OCORRENDO EM MASSA PELAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS NA REGIÃO PETROLIFERA DA BACIA DE CAMPOS
Caro Roberto, bom dia.
O mar de Grussaí tem estado muito violênto, com uma vala e ondas fortes. O porto pode estar ocasionando isso?
Caro Roberto Moraes
Eu tenho acompanhado seus comentarios sobre tudo que vem ocorrendo no Porto Açu e empresas que vem investindo no porto.
Achei oportuno suas informações, até porque a Prumo Logistica pouco divulga oque ocorre.
Eu tenho interesse em saber mais coisas, desde a data de inauguração que vem sendo anunciada até questões de contratos com a petrobras, que poderia gerar muito emprego na região.
Enfim, você é um dos unicos a dar noticias constantes sobre o porto e lamento que o Relações com Investidores da PRML3 não faça isso.
Obrigado pela atenção
Postar um comentário