Segundo informações obtidas pelo blog, o mar agitado e o forte vento vem impedindo que a atração possa ser feita. A mesma fonte diz que há cerca de 250 mil toneladas de minério de ferro armazenadas, na área de FerroPort, empresa que é uma joint-venture entre a mineradora Anglo American e a Prumo Logísitica Global S.A. controladora do Porto do Açu.
O terminal 1 do Porto do Açu, onde são feito os embarques de minério Foto da Prumo |
O fato de se tratar de um porto com terminal em mar aberto traz esse problema, embora, se diga que ele será eliminado quando os píeres (quebra-mar) do terminal 1 for completamente construído.
É certo que problemas deste tipo devem encarecer e bem o frete cobrado pelos donos das embarcações (os armadores). Cinco dias parados interfere na produtividade dos navios, já que uma viagem entre o Brasil e a China é estimada em cerca de 40 dias, variando conforme a embarcação e o volume de carga transportada.
A previsão é que assim que as condições o tempo melhore as das embarcações atraquem simultaneamente, o que será a primeira vez que isso ocorrerá no Porto do Açu. A conferir!
Pátio de estocagem de minério de ferro da FerroPort junto ao terminal 1 do Porto do Açu |
2 comentários:
Roberto, peço verificar informação, pois não há navios rastreados nas proximidades do açu pelos mapas de tráfego. Teia o nome dos navios de forma a dar veracidade na noticia?
Desculpe amigo mais pode se avistar dois graneleiro aqui da praia do açu a informação é verídica ( na realidade eram três mais hoje pela manhã só podia ser avistados dois)
Postar um comentário