Isto se dá porque, como estamos vendo, sob o ponto de vista da centralidade que o Açu oferece, os demais projetos de sistemas portuários estão sem condições de se capitalizarem e se tornarem viáveis, tornando o Açu, uma opção mais vantajosa economicamente, mesmo que o Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB) venha ser suspenso ou reduzido em sua área, no acordo LLX (atual Prumo com a Codin).
O fato reforça a tese de que a oportunidade temporal da instalação do Porto do Açu, mesmo diante dos vários erros de projeto, de gestão, de contratos mal feitos e outros que tornaram o projeto muito mais caro que o estimado uma alternativa. O maior gargalo do Porto do Açu continua sendo o seu acesso. Sem grande rodovias e acesso ferroviário as dificuldades e custos crescem, além dos transtornos causados às cidades da região.
Espírito Santo pode perder Porto Central para o Rio
BRASÍLIA - AGÊNCIA CONGRESSO - A bancada do Espírito Santo pediu audiência urgente ao presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, para tratar sobre a possível transferência do porto central, de Itapemirim, para o porto Açu, no Rio de Janeiro.
"Sendo um dos principais investimentos na área portuária capixaba, o empreendimento será de extrema relevância para o fortalecimento da vocação para o comércio exterior, além de gerar milhares de postos de trabalho no Espírito Santo", diz o ofício, obtido com exclusividade pela Agência Congresso, e que foi encaminhado à estatal.
Onze dos 13 parlamentares do ES assinaram o documento. Só o senador Magno Malta (PR) e o deputado Paulo Foletto (PSB) não participaram da reunião da bancada onde se decidiu centrar pressão sobre a Petrobras.
"Sendo um dos principais investimentos na área portuária capixaba, o empreendimento será de extrema relevância para o fortalecimento da vocação para o comércio exterior, além de gerar milhares de postos de trabalho no Espírito Santo", diz o ofício, obtido com exclusividade pela Agência Congresso, e que foi encaminhado à estatal.
Onze dos 13 parlamentares do ES assinaram o documento. Só o senador Magno Malta (PR) e o deputado Paulo Foletto (PSB) não participaram da reunião da bancada onde se decidiu centrar pressão sobre a Petrobras.
Pelo projeto, o porto central seria instalado entre as localidades de Marobá e Praia das Neves, em Presidente Kennedy. O porto será um dos maiores da América Latina.
A previsão é de que as obras seriam iniciadas no começo de 2016. Está prevista a construção de 30 terminais de uso privado.
O objetivo é que o espaço comece a operar em 2017, com movimentação de 50 milhões de toneladas por ano. O número pode chegar até 150 milhões em 2022.
A previsão é de que as obras seriam iniciadas no começo de 2016. Está prevista a construção de 30 terminais de uso privado.
O objetivo é que o espaço comece a operar em 2017, com movimentação de 50 milhões de toneladas por ano. O número pode chegar até 150 milhões em 2022.
A obra é uma parceria entre empresários capixabas e o Porto de Roterdã, na Holanda. Mas empresários do Rio já podem ter atropelado o ES.
3 comentários:
olá prof. roberto, sinceramente eu acho que será um equivoco o GF permitir a construção de um porto em presidente kennedy ES, pois se são joão da barra já sofre com a construção do porto do açú, imaginem a diminuta cidade capixaba quantos transtornos não
sofrerá com um projeto tão grande!! o q é preciso fazer é melhorar a infraestrutura nos portos de vitória e tubarão e não se construir outro possível problema ambiental!!!!
essa notícia NÃO PASSA DE UM BOATO, INCLUSIVE O PORTO CENTRAL JÁ FEZ UMA NOTA SOBRE ESSE ASSUNTO. NADA MAIS É QUE O PORTO DO AÇU FAZENDO UMA TENTATIVA DE ATRAIR O PORTO DE ITAPEMIRIM,e não o DE PRESIDENTE KENNEDY ES.acho bom o blog analisar melhor seus critérios de matéria, inclusive o porto central está prestes a receber a Li.
O QUE SOUBE REALMENTE que É UM BOATO .O PORTO CENTRAL ESTÁ FAZENDO DIFERENTE DO PORTO DO AÇU OU SEJA FEZ O PROJETO COM CUIDADO EXATAMENTE PARA NÃO TER OS IMPACTOS NEGATIVOS O QUAL SJB TEVE.
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