Foto acervo do blog publicada em nota em abril de 2013, quando de crise das empresas X, com suspensão do transporte de pedras. Veja aqui. |
João Pimentel que disse possuir cerca de 70 carreteiros agregados para o transporte de pedras de Ibitioca até o Porto do Açu também declarou que não deixou de fornecer combustível aos carreteiros que lhe prestam serviços. Fez ainda questão de dizer que acredita no projeto do Porto e se confessou leitor assíduo do blog, onde diz obter informações mais amplas sobre questões que envolvem o empreendimento do Porto do Açu e da região.
Hoje, são três principais pedreiras que fornecem as milhões de toneladas de pedra que viabilizam a construção dos píeres e quebra-mares dos dois atuais terminais do Porto do Açu. Além da Lastra, tem-se a Pedreira Pronta Entrega, localizada na estrada Campos-São Fidélis e também uma terceira pedreira localizada no município de Cardoso Moreira.
Quase todo o transporte de pedras entre as três pedreiras e o Porto do Açu é hoje feita por carreteiros que vendem seus serviços a estas empresas a partir de caminhões próprios, quase sempre financiados.
No auge da construção do canal do terminal 2 do Porto do Açu, se chegou a ter quase 400 caminhões fazendo este serviço de frete. Hoje, estima-se que cerca de 150 carreteiros façam esse trabalho. As relações entre contratantes e contratados é quase sempre tensa e ambas as partes alegam dificuldades, apesar de continuarem as relações comerciais.
Um comentário:
Ótimo artigo
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