Parabéns Campos dos Goytacazes pelos 180 anos de emancipação política de Campos. Porém, eu preferiria a comemoração no dia 29 de maio, pelos 338 anos, desde que em 1677 um grupo de pessoas constituiu um agrupamento para viver no entorno do mesmo espaço.
A razão dessa opção é porque a gente deveria comemorar a gênese e não o dia em que crescemos, nos tornamos adultos e adquirimos autonomia, mesmo que relativa.
Mais, o aniversário da gênese deveria valer mais pela disposição de um "con-viver" solidário da divisão do espaço, do que pela ideia abstrata de um "ente de recorte municipal" que a cada dia avança nas desigualdades que os índios goytacazes rechaçaram.
Há pouco a comemorar, mas, há muto que parabenizar à maioria de um povo que segue lutando bravamente por dias melhores. Que os 28 de março e 29 de maio sejam momentos de renovação de energia para seguirmos em frente!
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário