A preocupação maior do Admardo se trata de que muito próximo desses locais passa o gasoduto Cabiúnas-Vitória da Transpetro, subsidiária da Petrobras. Eu falei para o Admardo que imagino que o projeto tenha levado isso em conta, já que a presença das turfas nessa região é muito antiga.
De qualquer forma, vale prevenir se for o caso. Por isso publico abaixo a foto e o mapa que ele nos enviou junto de suas observações.
Além disso, lembramos que o problema da fumaça e da queima se estende desde o início desse ano. Inclusive no dia 15 de fevereiro publicamos aqui no blog, uma nota sobre o tema que é sempre arguido pela população da área urbana, quando o vento sul nos ataca.
Abaixo as observações do Admardo Augusto em dois emails enviado ao blog. Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas:
"Prezado Roberto Moraes,
Segue em anexo foto tirada ontem (05/04/15) a partir do Centro de Campos, de onde dá para ver a fumaça que há meses aflora de terras com turfas, mais precisamente às margens da BR 101, próximo de Ibitioca.
Na noite do dia 03, a fumaça se espalhou por toda a cidade de Campos, pois ventava sul/sudoeste.
Pelo que se ouve falar, a queima da turfa só terminará com muitas chuvas.
Sou leigo no assunto, de forma que não dá para afirmar se há algum perigo. O fato é que bem próximo das terras com as turfas que estão queimando passa o gasoduto Cabiúnas – Vitória. Acho que seria oportuno que os responsáveis pelo gasoduto se pronunciassem.
Saudações."
"Prezado Roberto,
Estou enviando agora uma imagem do Google Earth recente (27/02/2015) em que dá para ver as turfas queimando.
Tracejei uma linha vermelha com o traçado aproximado do gasoduto GASCAV (Cabiúnas - Vitória), considerando o que me lembro da construção (passo pela BR 101 constantemente e há anos) e das marcas da sua construção que aparecem nas imagens do aplicativo. Obviamente que tal traçado teria que ser confirmado oficialmente.
Saudações".
Um comentário:
É bom considerar o avanço das turfas e realmente quem passa pela Br 101 repara a fumaça danosa na região.
Postar um comentário