terça-feira, maio 12, 2015

Custo do minério de ferro da Anglo é de US$ 60 a tonelada: o que isto pode significar?

A informação foi dada pelo presidente da divisão de Minério de Ferro da Anglo no Brasil, Paulo Castellari, a jornalistas em uma apresentação realizada hoje (11) em Lagoa Santa (MG).

A informação foi divulgada nesta segunda-feira aqui pelo site especializado na área "Notícias de Mineração" conforme texto abaixo. Com isso, como no final de abril o minério estava cotado a US$ 57 a tonelada, isto pode significar que o projeto do Sistema Minas-Rio estaria trabalhando no vermelho. Ou não?

"O custo de produção da Anglo American na unidade Minas Rio é US$ 60 por tonelada na modalidade FOB em 2015, ou seja, com o produto posto no navio, mas sem incluir o frete. A declaração foi feita pelo presidente da divisão de Minério de Ferro da Anglo no Brasil, Paulo Castellari, a jornalistas em uma apresentação realizada hoje (11) em Lagoa Santa (MG)."

De certa forma, essa informação acima parece ter conexão com outra divulgada pelo blog "Relatório Reservado" em nota no último dia 5 de maio de 2015 que fala em plano da Anglo American em sair da operação do terminal com a empresa FerroPort, junto à Prumo. Porém, o mesmo site e no mesmo dia, traz outras informações diversas, inclusive sobre custo de produção. Elas também falam de novas baixas contábeis de US$ 3,5 bilhões e levantam que o prejuízo total do projeto seria o triplo da Petrobras. A conferir"

"Anglo American vai acabar apagando Minas Rio do balanço III"
"A receita mistura cortes lineares de custo com a desmobilização de ativos. Mas a estratégia está se revelando uma reprodução do mito de Sísifo. A companhia corta US$ 400 milhões dos custos do projeto esse ano, com um total de quase treze mil demissões, mas as medidas são esterilizadas pela persistência dos preços baixos do minério. O que mais assusta os ingleses é a duração do ciclo de baixa. O Minas Rio não foi projetado para suportar tanta adversidade. Procurada, a Anglo American disse "que já estava prevista uma desmobilização parcial de mão de obra no Sistema Minas-Rio" por conta da entrada em operação do empreendimento. Como medida preventiva, já se fala na empresa até na venda imediata da participação do grupo no Porto do Açu, em sociedade com a Prumo Logística. O plano é sair do terminal, mas garantir o acesso privilegiado ao porto por 30 anos. Falta saber quem irá se aventurar em um negócio que depende basicamente do sucesso do próprio Minas Rio."

"Anglo American vai acabar apagando Minas Rio do balanço II"
"A expectativa dos estrategistas é que a Anglo se liquefaz para valer no segundo semestre, quando os irrisórios ganhos sobre capital próprio empregado no projeto demonstrarão a ficção da promessa de retorno de 15% auferidos pela companhia em seus negócios pelo mundo. A recorrente queda do preço do minério, que está na faixa de US$ 50 por tonelada - metade do valor quando o Minas Rio foi desenhado - e o elevado custo de produção, em torno de US$ 35 por tonelada, contra US$ 28 da Vale, estão tirando o brilho das promessas de rentabilidade. Enquanto não bate o martelo, a Anglo faz o dever de casa, adotando uma estratégia "by the book" para ganhar tempo."


"Anglo American vai acabar apagando Minas Rio do balanço I"
"O tumor que Eike Batista inoculou na Anglo American será extirpado neste ano de alguma das três formas: a mais amena prevê uma associação no Sistema Minas Rio; a intermediária recomenda a venda do complexo; e a radical, o write off em balanço. Em todas as hipóteses as perdas são enormes, ou seja, quase 50% dos US$ 30 bilhões que o verdugo Eike amealhou para atingir o sétimo lugar no ranking das maiores fortunas mundiais. O empreendimento é uma jazida em que o minério tem um teor mais alto de prejuízo do que de ferro. No início do ano, o grupo inglês fez uma segunda baixa contábil de US$ 3,5 bilhões - a primeira, em 2013, foi de US$ 4 bilhões. O custo do projeto saltou para US$ 18 bilhões. São números imensos, praticamente o triplo do prejuízo de R$ 21,5 bilhões que a Petrobras realizou em 2014."

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