A imagem abaixo é da Praça XV, no Rio de Janeiro, em 1897, oito anos depois da Proclamação da República. Ao lado da Praça XV se vê a lateral da área do Porto do Rio de Janeiro.
Seis anos após a data desta foto, o prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, com ajuda do presidente Rodrigues Alves executa grande projeto de urbanização na capital federal. Neste projeto foi incluída a reforma e expansão do Porto do Rio de Janeiro, com a construção dos armazéns para estoque e posterior exportação de açúcar do norte do estado e café, do sul fluminense.
Ao fundo se vê a Ilha Fiscal e o seu castelo, local da realização do último baile do Império em 1889. A foto é de Marc Ferrez e pertence à coleção do Gilberto Ferrez, acervo atualmente do Instituto Moreira Salles:
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Um comentário:
Parabéns! Essa imagem tem um valor sentimental grandissímo. Consigo imaginar meus ancestrais chegando para fazer: "Merica". Fantástica!
Postar um comentário