O fato serve mais para divulgar o início das atividades no Terminal Multicargas (TMult) ainda inacabado, e em possível concessão (aluguel a um grupo chinês) do que para comemorar resultados.
Explico: a bauxita é um mineral onde o Brasil tem a 3ª maior reserva do mundo. Assim como o minério a maior base extrativa está no estado do Pará, embora exista em Minas diversas minas.
Esta da Votorantim fica em Miraí, próximo a Ouro Preto a cerca de 250 km do Porto do Açu. Ela fica numa região onde há diversas indústrias que consomem a bauxita.
O mineral é utilizado basicamente para a fabricação de alumina (base para o alumínio) e também em percentuais menores é destinado às indústrias de refratários e de produtos químicos.
Conforme o Fato Relevante divulgado pela Prumo, o volume previsto para a movimentação de bauxita prevista para o TMult, junto ao Terminal 2 do Porto do Açu, é 300 mil toneladas por ano.
Preço da bauxita no marcado internacional - Relatório IDB Bank - Jan 2015 |
O valor a ser pago pela Votorantim Metais ao Porto do Açu para o embarque não foi divulgado, mas convenhamos que não deve ser um valor alto, considerando que os US$ 42 por tonelada deverá remunerar, a extração, o transporte rodoviário até o Açu, o transporte de navio até o cliente, pagar impostos e ainda bancar a parte do Porto do Açu.
Assim, sendo o anúncio serve para Prumo explicar novas movimentações de cargas, mas, não para comemorar muita coisa.
Além disso, o projeto de exportação de minério que enfrenta problemas porque o preço internacional anda nos níveis mais baixos dos últimos meses, próximo a US$ 50 a tonelada.
O Sistema Minas-Rio da Anglo American junto com a Prumo, em joint-venture, para exportação pelo Porto do Açu tinha projeção de embarque de 26 milhões de toneladas por ano.
Comparando um e outro se vê como a movimentação de bauxita é insignificante. No caso do minério a Anglo American começa a dar sinais de que poderá suspender o embarques de minério com a baixa produtividade e também os baios preços do minério de ferro no marcado internacional.
Na semana passada a Anglo American através de seu presidente divulgou nova e bilionária baixa contábil da empresa de US$ 4 bilhões, por conta da redução dos seus ativos, entre eles e de forma especial está o Sistema Minas-Rio que possui a mina, em Conceição do Mato Dentro, MG, o mineroduto de 529 km e a base de filtragem e embarque no Porto do Açu.
Com as reduções dos preços das commodities, os problemas de receita dos terminais portuários tendem a se acentuar. No caso do Açu, o alívio é a base de apoio offshore, que mesmo com os baixos preços do barril de petróleo, ainda se mantém rentável. Continuamos acompanhando.
PS.: Atualizado às 17:06 de 20/07/2015: Para deixar mais claro que o Brasil Brasil tem a 3ª maior reserva de bauxita do mundo.
2 comentários:
Olá, um bom dia. Eu tenho certa curiosidade nesta exportação de bauxita pelo Porto de Açu. Primeiro, a quantidade irrisória, 300 mil t/ano, para mim não cria escala suficiente para pagar os custos. Segundo, é material para exportação? estranho, exportação bauxita me parece algo inusitado. Terceiro, um porto sem ferrovias, algo inacreditável - 300 mil t/ano de bauxita transportadas de Miraí, MG, para o Porto, via carretas, considerando a necessidade de, literalmente, atravessar a cidade de Campos dos Goitacazes. Quem é o "pai" desta logística? como foi que o prefeito de Campos autorizou uma temeridade destas?
Suas respostas certamente atenderiam minha curiosidade. Desde já grato
Caro Gutierrez,
Boa tarde. Sua indagação reforça minha desconfiança de que o anúncio desta movimentação de cargas no TMult no T2 do Porto do Açu, parece estar mais relacionado ao interesse em divulgar a disponibilidade do terminal que a Prumo controladora do porto pretende oferecer para ser operada por terceiros.
Hoje mesmo em FR (Fato Relevante) à Bovespa a Prumo anunciou outro memorando de entendimentos com a Intercement Brasil S.A. e com a Holcim Brasil S.A. para "operação portuária de desembarque, transporte e armazenamento de produtos, para movimentação de carvão mineral, coque de petróleo e outros". Acordo futuro que as duas empresas diz depender de " implantação da logística rodoviária e ferroviária".
É perceptível aí que a Prumo quer dar visibilidade ao seu TMult para aumentar seu valor.
Agradeço pelo comentário.
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