A audiência foi requerida pelo senador capixaba, Ricardo Ferraço (PMDB-ES). No requerimento da audiência o senador Ferraço disse: "o Porto do Açu também está no eixo de influência da ferrovia Rio de Janeiro-Vitória, que prevê investimentos de R$ 7,8 bilhões em mais de 572 quilômetros de extensão. Esses investimentos foram recentemente incluídos no Programa de Investimento em Logística 2015-2018, anunciado pelo governo federal. Investimentos em infraestrutura são determinantes para o aumento da competitividade da economia. No caso brasileiro, tornam-se ainda mais importantes dados os altos custos atuais para movimentação de cargas, o que pressiona a capacidade exportadora brasileira. Somente com pesados investimentos em infraestrutura será possível reverter esta situação".
A audiência da Comissão de Infraestrutura aconteceu na sala 13 da Ala Senador Alexandre Costa no Senado. O estado do Espírito Santo tem se mobilizado por conta da disputa com o estado do Rio de Janeiro, como base e Centro de Logística Portuária da região Sudeste.
Até então os portos de Vitória e Ubu da Samarco (Vale) em Anchieta dominavam as exportações de minério de ferro oriundos do vizinho estado de Minas Gerais. Agora os portos do Açu e em breve o Sudeste em Itaguaí farão o mesmo.
Disputa ERJ x ES por projetos portuários: nova "guerra de lugares" |
Além disso, a maior disputa hoje é sobre a demanda de bases portuárias e seus entornos para a instalação de empresas de apoio às atividades de exploração offshore de petróleo. O estado do ES reclama que tem sido preterido em favor do ERJ no apoio à implantação de seus projetos portuários para atendimento a esta finalidade.
Os empreendedores, agentes e fundos financeiros, traders e grandes corporações agradecem por esta outra disputa, ou "gerra de lugares" que já vimos aqui na região na contenda entre Macaé e SJB. A conferir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário