O governo federal criou um programa de apoio à aviação regional com uso de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil. A partir daí os estados começaram a organizar planos pra impulsionar a aviação regional em seus territórios.
O ERJ, através da Secretaria de Transportes listou nove aeroportos fluminenses para participar deste programa de incentivo: Resende, Paraty, Angra dos Reis, Cabo Frio, Macaé, Nova Friburgo, Campos e Itaperuna.
Porém, o governo estadual não esconde que sua prioridade é a construção do aeroporto do Vale do Aço, na divisa entre os municípios de Volta Redonda e Piraí, no sul fluminense. A ideia seria a de concentrar no novo aeroporto as principais rotas comerciais da região entre Rio, São Paulo e Campinas.
Com esta finalidade a área já está sendo desapropriada e o licenciamento ambiental estaria em ritmo acelerado. A ação a seguir é a licitação que depende de aval do governo federal. O estado pretende depois de construir o aeroporto entregá-lo à iniciativa privada através de concessão.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário