A demanda de dragagem do Canal de São Lourenço, que dá acesso ao polo naval de Niterói deverá receber investimentos estimados em R$ 300 milhões. Antes porém há necessidade de licenciamento ambiental das atividades que deve ser precedido de estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA/Rima).
A demanda dos terminais portuários e do Polo Naval vem sendo conduzida pela Conselho Empresarial Naval-Offshore e Serviços de Niterói (Asscenon). Desde 2012 os estudos preliminares para a realização da dragagem vêm sendo conduzidos pelo Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária (INPH).
Os terminais portuários e o Polo Naval de Niterói fazem parte do sistema Portuário da Baía de Guanabara. Além dos estaleiros, o sistema portuário que inclui terminais no Rio de Janeiro e Niterói atendem à movimentação de cargas a granel e por contêiner, e hoje já é responsável, de forma conjunta, pelo maior volume de movimentação de cargas de apoio às explorações offshore de exploração de petróleo no litoral brasileiro.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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