O professor Osório faz um breve comentário sobre estes dados do emprego e desemprego divulgado pelo Caged/MTE. Abaixo das tabelas o blog complementa com outros comentários:
"Como sabemos o país vive uma crise política e econômica e o desemprego tem aumentado. Na periferia metropolitana do Rio de Janeiro, os seguintes municípios apresentaram, no período de janeiro a julho, uma perda de empregos formais superior a mil: Itaboraí, Niterói, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçu, São Gonçalo, São João de Meriti.
Ainda encontram-se no campo positivo de geração de empregos, embora em um pequeno número, os municípios de Japeri, Seropédica e Rio Bonito.
Na cidade do Rio de Janeiro, no período de janeiro a julho, ocorreram 45.335 perdas de emprego. No comércio, a perda foi de 16.698 vagas.
Especificamente na construção naval, no conjunto do estado, foram realizadas 5.320 demissões entre janeiro e julho. No entanto, foram realizadas também 2.392 admissões, gerando um saldo negativo de 2.937.
Na contramão do atual cenário, no mês de julho o resultado de emprego da construção naval, no estado do Rio de Janeiro, foi positivo, com um saldo de 112 novas vagas de trabalho."
Sobre os municípios da região as maiores perdas de emprego neste ano, até julho, se verificou em Macaé com menos 5.482 vagas, sendo a maior perda na área de serviços , que como sabemos é a primeira a ser arrastada pela redução da economia do petróleo.
Em Campos, a redução no estoque de empregos no ano até julho foi de menos 996 vagas, sendo a maior perda no setor de comércio com menos 886 vagas, fruto do enfraquecimento da Economia dos Royalties com a redução desta receita. O destaque positivo e já conhecido é sazonal, na área agrícola e agropecuária com mais 936 vagas. O estado como um todo perdeu neste período 494 mil vagas.
Reforço o destaque do Mauro Osório sobre os números da construção naval que a despeito de toda a crise com a redução das demandas do setor de petróleo e das consequências da Operação Lava Jato ainda mantém um estoque de empregos significativos no estado. Falta ainda listar o número e a movimentação de empregos no geral do município de São João da Barra que também tem uma pequena base de indústria naval com o Consórcio Integra junto ao Porto do Açu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário