Os bancos nacionais estão apavorados não apenas com o tensionamento da política nacional. Hoje, a maior preocupação mesmo destes bancos é com os empréstimos que que possui com as grandes empresas de engenharia que faziam cartel para obter e garantir obras e serviços com as gestões públicas.
São bilhões emprestados. O pior é que estas empresas não possuem "ativos" (ou patrimônios) para honrar estes compromissos, porque o dinheiro nestas empresas servem com investimentos para obras e serviços.
Só a Odebrecht tem dívida bruta de R$ 88 bilhões. As outras grandes possuem dívidas também na cada das dezenas de bilhões.
Tocar fogo neste circo nem Nero faria. Acabar com o cartel, sobrepreços e financiamentos eleitorais será bem-vindo. Hoje, entre apavoramentos e quase desespero, se passou a perceber que garantir a institucionalidade política é a melhor forma de corrigir rumos, para enfrentar também a crise econômica internacional, que hoje mostrou suas garras nas bolsas de valores de todo o mundo. A conferir!
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
4 comentários:
E aí?
Por causa disso vai deixar o PT continuar a roubar?
A maior dívida de todas é a da Petrobrás, diz o especialista Aswath Damodaran, em seu blog, que é a divida da "Petro" é impagával.
As empreiteiras são as mesmas que trabalhavam em SP e MG e por lá não há cartel nem financiamento de campanha. Trensalão paulista e mensalão mineiro são invenções porque não são julgadas.
O sistema sempre existiu e existirá, essas empresas possuem contratos com o governo desde a era militar. Não existia corrupção desde aquela época ?? Hahahaha
A culpa é do PT? Do PSDB? Viva hipocrisia brasileira....
À corrupção não está apenas no partido A, B, C ou X, está no jeitinho brasileiro de ser!!!
Não costumo ver nenhuma mobilização substancial para tirar um prefeito(a) ou vereador corrupto que está no nosso quintal, agora fazer manifestação para quem está a quilômetros de distância é fácil, legal, divertido, "nacionalista". Quer mudar o Brasil faça o dever de casa primeiro! Porque até Color já provou que cara pintada serve para nada.
Postar um comentário