O presidente da Anglo American no Brasil que administra o Sistema Minas-Rio possui minas de extração de minério de ferro nos municípios de Conceição de Mato Dentro e Alvorada, em Minas Gerais e exporta pelo Porto do Açu, informou que seu custo FOB de produção é de US$ 28.
Após após transporte da polpa do minério pelo mineroduto, embarque no Porto do Açu e entrega na China este valor alcança US$ 41. É certo que estes custos de produção caíram também por conta da valorização do dólar frente ao real.
A empresa que tem reservas com vida útil de 45 anos diz que trabalha em projetos para reduzir ainda mais estes custos. A capacidade projetada para o Sistema Minas-Rio é de 26,5 milhões de toneladas por ano, que tem previsão de ser atingida daqui a um ano.
Os preços do minério no mercado internacional, nesta última semana chegou a US$ 58, depois ter batido no fundo no valor de US$ 44 no início de julho deste ano.
PS.: Atualizado às 17:20.
PS.: Atualizado às 11:28 de 12/09/2015: Considerando a relação entre valor FOB do custo de produção no Brasil US$ 28 e US$ 41 na China, se deduz que, hoje, praticamente, o custo de transporte até a Ásia, equivale à metade do custo de produção. Consta (a conferir) que US$ 7,10 ficaria com a Prumo, controladora do Porto do Açu.
PS.: Atualizado às 13:26 de 12/09/2015: O blog aproveita os comentários dos leitores bem informados feito nesta nota e traz para este espaço a informação: "Creio que os US$7,10 por tonelada embarcada fique com a Ferroport (J.V. Anglo American plc e Prumo Logística Global na proporção de 50% para cada). A Ferroport é empresa com CNPJ próprio com funcionários próprios e sua receita vem da tarefa da embarcar este minério de ferro por correias transportadoras. A Anglo American plc é o corporativo a dona da Unidade de Minério de Ferro Brasil - MFB com CNPJ próprio que detém a planta de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro - MG , Mineroduto MG- RJ e Planta de Filtragem em São joão da Barra - RJ".
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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2 comentários:
Creio que os US$7,10 por tonelada embarcada fique com a Ferroport ( J.V. Anglo American plc e Prumo Logística Global na proporção de 50% para cada). A Ferroport é empresa com CNPJ próprio com funcionários próprios e sua receita vem da tarefa da embarcar este minério de ferro por correias transportadoras. A Anglo American plc é o corporativo a dona da Unidade de Minério de Ferro Brasil - MFB com CNPJ próprio que detém a planta de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro - MG , Mineroduto MG- RJ e Planta de Filtragem em São joão da Barra - RJ.
Considerando que todo o projeto do Mineroduto Minas-Rio foi orçado, inicialmente, em US$ 2,9 bilhões e após sua conclusão, antes do 1º embarque, a Anglo American já havia investido cerca de US$ 10 bilhões de dólares; e o atual preço da tonelada do minério de ferro, indago por que este projeto ainda não quebrou?
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