É como dizia um dos ditados lembrado pela minha avó Maroca: "além de queda, coice". Além dos problemas dos desapropriados de terra, a comunidade do entorno do porto no Açu sofre também com a rosão do mar sobre o balneário.
O anúncio da Capitania dos Portos de que o litoral da região seria mais castigado hoje, por conta da ressaca, intensifica o problema da erosão no mar do Açu.
Cada vez fica mais evidente que o problema da construção da ponte do terminal 1, e especialmente, a construção dos quebra-mares do terminal do 2 mexeu com a movimentação de areia naquele espaço.
A intervenção do projeto naquele litoral tirou a areia em frente ao balneário, onde está a maioria dos domicílios da localidade, levando para junto das pedras do quebra-mar do terminal 2.
A comunidade está sobressaltada porque sabe que onde estão as casas é um lugar baixo e vai até a Lagoa do Salgado. A passagem das águas sobre a avenida beira-mar, onde já retirou quase todo o calçamento de paralelepípedo leva ao grande risco de atingir toda a comunidade.
Veja imagem de hoje da avenida beira mar já completamente erodida. A imagem abaixo para efeito de comparação foi feita há apenas uma semana. É de impressionar como o mar está levando toda a areia desta parte da praia que é a última que faltava ser atingida pelo mar nestes últimos dois anos:
PS.: Atualizado foto feita hoje às 17:45: a maré volta a subir agora e preocupa a população do Açu:
Abaixo veja também reportagem da InterTV que foi ao ar no RJ TV à noite mostrando imagens e depoimentos dos moradores:
PS.: Atualizado às 17:12: para corrigir pequeno trechos truncados na redação.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário