A reserva foi estimada em 30 trilhões de m³ ou 5,5 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) localizada numa área de cerca de 100 quilômetros quadrados, a 1.450 metros de profundidade.
Esta descoberta se confirmada as estimativas passa a fazer parte da lista das dez maiores descobertas de campos petrolíferos desde 2008, passando a ser a oitava.
É oportuno recordar que das dez maiores descobertas desde 2008, o Brasil possui seis, entre elas, as três maiores: Franco (21,3 bilhões; Libra 18 bilhões e Iara 17 bilhões).
Mesmo com a crise do baixo preço do petróleo as reservas continuam sendo contabilizadas mundo afora. As descobertas seguidas de petróleo no mar para além do litoral brasileiro, africano, Golfo do México e Mar do Norte parecem evidenciar uma tendência.
Bacias e reservas de petróleo seguem sendo encontradas no Mar Cáspio, Mar de Barents, Mar da China, Mar Vermelho e Mar do Japão, além desta descoberta da ENI no Mar Mediterrâneo em área do Egito.
Alguns técnicos brasileiros que aprenderam a atuar na exploração offshore no litoral brasileiro, passaram a ser recrutados, como "global-workes" do setor de petróleo pelo mundo, especialmente no trabalho de perfuração em sondas.
Fato é que a ENI está fazendo um grande alvoroço com sua descoberta, enquanto nossos campos offshores, descobertos pela Petrobras parecem ter sido esquecido em importância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário