sexta-feira, setembro 11, 2015

Outro projeto de interligação bioceânica por ferrovia avança entre RS e Chile

A informação é do Jornal do Commercio de Porto Alegre (aqui). Há quem seja contra a interligação das economias latino-americanas e também contra a saída pelo Pacífico. Além do traçado entre o Açu e o Peru outros já foram desenhados.

Alguns parecem ganhar novamente forças e interligam outras regiões do continente. Assim, vale compreender os projetos que estão sendo desenhados. É possível que apenas alguns ganhem investimentos.

Observem abaixo, o mapa sobre esta interligação entre o porto de Coquimbo no Chile e Porto Alegre, no Rio Grande do sul. Logo abaixo matéria do Jornal do Commercio de Porto Alegre.























"Chile avança na ideia do Corredor Bioceânico"

"Chilenos da cidade de Coquimbo participaram ontem de audiência pública na Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa para debater o Corredor Bioceânico Central, que fará a integração física da América do Sul, interligando os oceanos Atlântico e Pacífico. A rota, de 2.472 quilômetros, irá de Coquimbo, no Norte do Chile, até Porto Alegre, passando pela Argentina.

Um dos principais pontos do trajeto é a travessia da Cordilheira dos Andes, cujas estradas ficam fechadas mais de 40 dias por ano em razão da neve. Segundo as autoridades chilenas presentes na audiência pública, os recursos para obra do Túnel do Passo de Água Negra, nos Andes, já estão garantidos e a licitação em andamento. No atual projeto, está prevista a construção de um túnel com 13,8 quilômetros de extensão, o que permitirá o livre trânsito nos 365 dias. A obra integrará oito regiões, três países, 21 portos, 9 aeroportos e 21 milhões de pessoas.

O presidente da Assembleia, deputado Edson Brum (PMDB), destacou que a obra vai “viabilizar um fluxo de exportação importante para a economia gaúcha e brasileira, bem como dos países interessados”. O deputado Frederico Antunes (PP) comemorou o trabalho já executado pelas autoridades chilenas, mas salientou a urgente necessidade da duplicação da BR-290, o principal corredor do Mercosul.

“O Chile está de parabéns por ter feito o dever de casa e esperamos que a Argentina também faça a sua parte. Acredito que das três nações beneficiadas com esse projeto, a que mais deixe a desejar seja o Brasil, vide o atraso nas obras de duplicação da BR-290. Como parlamentares gaúchos e membros desta Comissão, eu proponho que nós intensifiquemos a cobrança junto ao Congresso Nacional, para garantir que esses recursos para a BR-290 sejam garantidos no orçamento do próximo ano”, disse Frederico Antunes. A previsão de conclusão do Corredor Bioceânico Central é de 14 anos, tempo calculado pelas tecnologias existentes para a obra, principalmente pela construção do Túnel de Água Negra."

Um comentário:

vitorio disse...

muito interessante, tomara os "mesmos de sempre" não sejam os únicos beneficiados com este projeto, vale lembrar que á economia de Chile e Brasil em grande medida depende de exportação de matérias primas por sobre produtos manufacturados...Saudações.