É de espantar a ampliação da fronteira agrícola de produção de soja no Brasil. O mapa abaixo que faz parte do Plano Decenal de Energia da EPE é que o apresenta, dentro da análise de produção do energia por biodiesel no país.
É impressionante como o país foi se tornando um produtor de alimento para o mundo nesta proporção de área plantada. Antes concentrada no Centro-Oeste e agora espalhada, para o Sul, Norte e Sudeste.
Bom para o agronegócio e para a pauta de exportações do país, mas questionável, sob o ponto de vista da exportação indireta de água e da redução que a mesma enseja de outras culturas, ampliando o mapa da monocultura:
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário