As operadoras de telefonia continuam chorando. Interessante é que trabalham menos e faturam mais, porém a chiadeira é sempre a de sempre, como é comum no ramo empresarial.
A chiadeira que cresce é com a receita de voz, mas em contrapartida, aumentaram os ganhos com o tráfego de dados. E como. Entre o 1º trimestre de 2015 e agora, de 2015, a Vivo aumento receita em 33%, a Claro 27%, a Oi 51% e a TIM 20%. Confira no infográfico abaixo publicado hoje no Valor (P.B6)
Trata-se de concorrência inter capitalista entre as grandes (players) que atuam no mercado global. Elas gostam mesmo é de monopólio, ou, pelo menos oligopólio. Assim, reclamam da perda de receita com o WhatsApp, do FB, que já disse que no ano que vem começará a cobrar pelo serviços, rs.
O WhatsApp que foi comprado pelo FB ano passado, ou retrasado, por US$ 19 bilhões já tem 800 milhões de usuários. O Skipe 700 milhões.
Fato é que no Brasil, já no início de 2016, a receita com o tráfego de dados já superá o de voz (tanto no fixo quanto no celular) e continuará crescendo à razão de 10% ao ano. As mudanças que isto vem produzindo (para o bem e para o mal) na sociedade são espantosos.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário