A Prumo Logística Global S.A, controladora do Porto do Açu, divulgou ontem o resultado do 3º Trimestre de 2015. O blog destacou abaixo alguns pontos:
1) No terceiro trimestre de 2015, a receita líquida consolidada foi de R$102,7 milhões. O prejuízo líquido no 3T15 foi de R$ 36,7 milhões. Dívida de R$ 3,3 bilhões.
2) Um EBITDA de R$ 55,2 milhões (acumulado de R$ 135,9), principalmente devido ao
aumento da receita com o início do contrato de take-or-pay com a Anglo e novos contratos
de aluguel de área e movimentação de cargas no Porto do Açu.
3) Na construção do canal do T2, foram desembolsados cerca de R$58,1 milhões no 3T15:
• R$ 25,1 milhões no quebra-mar
• R$ 20,9 milhões no T-MULT
• R$ 17,1 milhões na BP Prumo e Outros
• R$ 5 milhões referentes à baixa do ativo imobilizado em contrapartida ao
aumento da conta de créditos a receber, relacionados a parte da OSX no Capex
da Infraestrutura comum do Terminal 2.
4) Na construção do Terminal de Petróleo foram investidos R$ 126,7 milhões sendo:
• Nas obras de construção do T-Oil, foram investidos pela Açu Petróleo R$ 100,2
milhões no 3T15.
• Na construção do quebra-mar foram investidos R$ 26,5 milhões;
5) No desenvolvimento e construção de outras obras de infraestrutura foram investidos
R$ 64,0 milhões sendo:
• R$25,5 milhões com gastos no controle operacional
• R$11,1 milhões na implantação da Linha de Transmissão de 345 kV, que
conectará o Porto ao Sistema Interligado Nacional
• R$8,4 milhões com despesas administrativas capitalizadas incluindo pessoal e
segurança patrimonial
• R$6,5 milhões em sustentabilidade e licenciamentos
• R$5,0 milhões em projetos de engenharia e gerenciamento de obras
• R$2,7 milhões em pavimentação e manutenção de vias
• R$2,1 milhões em gestão fundiária
• R$2,7 em outros gastos
6) No terceiro trimestre de 2015, as ações da Prumo tiveram um volume médio diário de
R$2,78 milhões e 1.440 negócios por dia. Em 30 de setembro de 2015, a Prumo possuía
2.777.474.711 ações.
7) No período de janeiro a setembro de 2015, foram atracados aproximadamente 100 navios
no T2.
Os 42 caixões da estrutura do quebra-mar do T2 já foram alocados, a previsão para
conclusão das obras de finalização dos caixões é de dezembro de 2015.
8) No dia 26 de agosto, o Navio Kelly Ann Candies, americano, atracou no cais da InterMoor
para realização de trabalhos e interações submarinas com a Petrobras nos poços de petróleo
da Bacia de Campos. O Supply Vessel embarcou com suprimentos como água, alimentos,
gás hélio e oxigênio para o sistema de mergulho. Também retirou resíduos e realizou a troca
de tripulação. A operação durou cerca de 3 horas e foi coordenada pela equipe de operações
logísticas da InterMoor.
9) O T-MULT já está operacional, a conclusão do primeiro carregamento de bauxita no Porto
do Açu, aconteceu em 22 de setembro de 2015, com o embarque de 33.000 toneladas de
bauxita. O segundo embarque foi realizado pelo navio Olympic Peace, das ilhas Marshall, que atracou
no T-MULT no dia 24 de outubro, e embarcou 42.000 toneladas de bauxita. A operação foi
concluída em 29 de outubro de 2015.
10) Empresas controladas direta e indiretamente pela Prumo Logística Global S.A.:
Controladas diretas
Ferroport Logística Comercial Exportadora S.A. (*) - 50,00%
Porto do Açu Operações S.A. (“Porto do Açu”) -100,00%
LLX Brasil Operações Portuárias S.A. (“LLX Brasil”) - 100,00%
NFX Combustíveis Marítimos Ltda. (“NFX”) (**) - 50,00%
Açu Petróleo S.A. (“Açu Petróleo”) - 99,90% -
Gás Natural Açu Ltda. (“Gás Natural”) - 77,89%
Prumo Participações e Investimentos S.A. (“Prumo
Participações”) - 100,00%;
Heliporto do Açu S.A. (“Heliporto”) Brasil 100,00%
Açu Petróleo Investimentos S.A. (“Açu Investimentos”) Brasil 99,00%;
Controladas indiretas
Ferroport Logística Comercial Exportadora S.A. (***) - 50,00%
GSA - Grussaí Siderúrgica do Açu Ltda. (“GSA”) - 100,00%
Gás Natural Açu Ltda. (“Gás Natural”) (****) - 100,00%
Reserva Ambiental Fazenda Caruara S.A. (“Reserva
Ambiental Caruara”) - 100,00%
G3X Engenharia S.A. (“G3X”) Brasil 100,00%
Pedreira Sapucaia Ind. e Comércio Ltda. (“Pedreira Sapucaia”) 100,00%
LLX Empresa Brasileira de Navegação Ltda. (“EBN”) 100,00%
SNF - Siderúrgica do Norte Fluminense S.A. Brasil 100,00%
Fundo de Investimentos em Cotas de Fundos de Investimento
Multimercado Crédito Privado LLX 63 Brasil 99,99%.
11) Participações acionárias (societárias) da holding Prumo, em 30-09-2015:
12) Sobre o patrimônio em áreas: (observar que não estão incluídas as áreas sobre controle da Prumo no Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB):
13) Obras em andamento:
No Porto do Açu:
(i) quebra-mar T1 no valor de R$369.074;
(ii) dragagem de
aprofundamento do canal T2 no valor de R$186.324
(iii) píer terminal de petróleo
no T1 no valor aproximado de R$92.381
(iv) aterro hidráulico e outros custos
indiretos relacionados a unidade de tratamento de petróleo e também a outras
áreas do distrito industrial no valor aproximado de R$146.000;
(v) estoque de
estacas pranchas para a obra no valor de R$54.444;
(vi) estradas e infraestrutura
nestas vias de acesso no valor de R$49.471;
(vii) outras obras no píer offshore
incluindo proteção catódica no valor de R$19.324; e
(viii) demais gastos com
obras de preparação da estrutura portuária do terminal T2 no valor de R$35.889.
Na Ferroport o saldo de obras em andamento em 30 de setembro de 2015
totaliza R$227.558 (50% de R$455.115), composto principalmente por
benfeitorias no cais e dragagem do canal relacionadas ao projeto do terminal T1.
14) Empréstimos - Dívida: (R$ 3,3 bilhões)
15) Composição Acionária:
Acionistas com mais de 5% de Ações de cada espécie e classe:
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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