65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, novembro 29, 2015
Países com maiores áreas florestais do mundo
As imagens do mapa e do infográfico com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) mais do que mostrar áreas preservadas e verdes, buscam chamar a atenção para o potencial de uso da terra para a produção florestal.
O objetivo é a silvicultura é um dos temas do debate hoje na CoP-21, em Paris. Na discussão sobre clima as áreas verdes são desejadas, mas ela também já foram em boa parte aprisionadas em negócios.
Nela se inclui o cultura de eucaliptos e outros, em programas chamado de desenvolvimento da silvicultura e de florestas que segundo seus idealizadores atenderia às questões do clima e também ao fornecimento de alimentação, madeira, biomassa, energia, etc..
O gráfico mostra o Brasil com 493 mil hectares de reservas verdes só menor do que a da Rússia que chega a 814 mil hectares. Países com imensas áreas têm mais potencial, mas correm também o risco de se transformarem em reservas mundiais de oxigênio, a um custo para que outras nações se enriqueçam nunca quiseram pagar para usufruir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário