Trata-se de um investimento de R$ 204,8 milhões e duração de 20 meses, ampliando o canal de acesso, bacia de evolução e acesso aos berços de acostagem. Ao fim da segunda fase, o Porto do Rio poderá receber navios de até 345 metros de comprimento, 48m de boca e 13,5m de calado.
Assim, o porto poderá receber navios com capacidade de transportar até 8.000 contêineres contra a capacidade atual que é de navios para transportar até 4.500 contêineres de carga geral, ou 4.500 TEUs. O porto também poderá receber navios graneleiros de até 75.000 toneladas de porte bruto. A primeira fase foi iniciada em 17 de dezembro de 2014, com assinatura do contrato de dragagem entre a SEP e o Consórcio Van Oord/Boskalis.
O investimento é público através da Autoridade Portuária, mas os terminais do Porto do Rio de Janeiro são operados por empresas privadas, como : Grupo Libra, Multiterminais, Triunfo Logística e Exxonmobil Química.
Os investimentos totais até o ano de 2042 (27 anos) no ERJ, devem somar segundo a Secretaria de Portos R$ 6,9 bilhões, considerando arrendamentos (R$ 1,3 bilhão), prorrogações contratuais (R$ 2,8 bilhões) e terminais privados (R$ 2,7 bilhões), sem contar com as obras de dragagem.
Em 2014, o Porto do Rio antes destas expansões teve movimentação de 7,5 milhões de toneladas de cargas e uma circulação média de passageiros que ultrapassa 500 mil. O estado do Rio de Janeiro é o segundo maior importador do País, tendo registrado R$ 21,7 bilhões em 2014. Com 635 quilômetros de litoral, o ERJ é o que possui o maior número de portos do país.
Fonte: Secretaria de Portos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário