O fato tem também levado a um maior tempo de parada, assim como contenciosos com trabalhadores portuários e novos projetos de automação na movimentação de cargas portuárias.
Veja abaixo a lista de encomendas de navios em
2015 em três empresas asiáticas que atuam no setor:
1 - OOCL - Orient Overseas Container Line - de Hong Kong, quebrou
todos os recordes de pedidos de navio com a decisão de compra de 6 navios de
21.000 TEU à coreana Samsung Heavy Industries que deverão ser os maiores porta-contêineres
em serviço. Até então o recorde era do grupo do MSC de quatro navios, com
capacidade para 19.224 TEUs.
A sigla TEU (Twenty Foot Equivalent Unit) se refere à Unidade Equivalente de Transporte. Esta unidade de transporte possui um tamanho padrão de contêiner intermodal de 20 pés. Um contêiner de 20 pés é um contêiner de 1 TEU enquanto 1 contêiner de 40 pés é um contêiner de 2 TEUs. Equivale a um contêiner padrão de 6.10m (comprimento) x 2.44m (largura) x 2.59m (altura), ou aproximadamente 39 m³.
A sigla TEU (Twenty Foot Equivalent Unit) se refere à Unidade Equivalente de Transporte. Esta unidade de transporte possui um tamanho padrão de contêiner intermodal de 20 pés. Um contêiner de 20 pés é um contêiner de 1 TEU enquanto 1 contêiner de 40 pés é um contêiner de 2 TEUs. Equivale a um contêiner padrão de 6.10m (comprimento) x 2.44m (largura) x 2.59m (altura), ou aproximadamente 39 m³.
2 - CSCL - China Shipping Container Lines Companny, que
faz linhas (rotas) marítimas fez pedido de 10 navios de 20.000 TEUs. A
companhia chinesa está em fase de fusão com a outra gigantes chinesa Cosco. Neste processo de fusão a CSCL estaria repassando o negócio de operações e transporte de contêineres para a outra empresa chinesa Cosco.
3 - COSCO Container Lines é uma das empresa do Grupo
(holding) chinês Cosco. A Cosco fez pedido para 9 meganavios de 20.000 TEUs, com opção
de adicionar mais quatro navios até a entrega dos pedidos.
Só nestas três grandes corporações se vê pedidos de 25 meganavios com capacidade superior a 20 mil TEUs. Observem que não estão incluídos aí, os pedidos da gigante dinamarquesa Maersk Line.
Este movimento que já chamamos aqui no blog de gigantismo naval remete ao gigantismo portuário que exige terminais com cais maiores e canais de atracação mais profundos.
Este movimento que já chamamos aqui no blog de gigantismo naval remete ao gigantismo portuário que exige terminais com cais maiores e canais de atracação mais profundos.
Estes meganavios tendem a fazer navegações intercontinentais
o que leva a uma hierarquização dos portos, porque transportam grandes volumes
de cargas que depois são redistribuídas destes hub-ports (portos de
distribuição) para outros terminais por navegação de cabotagem.
Para se ter uma noção do que significa o gigantismo naval, a ampliação do Canal do Panamá (que será inaugurada em maio próximo), por onde circula cerca de 5% do transporte marítimo internacional, mesmo com suas novas eclusas, de comportar os meganavios, porque mesmo maior, só comportam navios conteineros de até 14.000 TEUs.
Este movimento trará reflexos na movimentação de cargas portuárias que hoje tem no Porto de Santos o maior volume. Há no Porto de Santos dificuldades para aumento do canal de atracação, por conta das dragagens contínuas, que elas demandam e que geram impactos ambientais.
Além disso, nos últimos anos, outros portos no litoral Sul e Nordeste, além dos estabelecidos no Sudeste ampliaram suas capacidades de carga, por conta de maior movimentação econômica regional e da inclusão social.
Para se ter uma noção do que significa o gigantismo naval, a ampliação do Canal do Panamá (que será inaugurada em maio próximo), por onde circula cerca de 5% do transporte marítimo internacional, mesmo com suas novas eclusas, de comportar os meganavios, porque mesmo maior, só comportam navios conteineros de até 14.000 TEUs.
Este movimento trará reflexos na movimentação de cargas portuárias que hoje tem no Porto de Santos o maior volume. Há no Porto de Santos dificuldades para aumento do canal de atracação, por conta das dragagens contínuas, que elas demandam e que geram impactos ambientais.
Mapa de rotas marítimas mundiais |
No geral, é interessante observar que estes fatos relacionados à circulação de mercadorias, ligando a produção
ao consumo, reduz os custos de logísticas e se relacionam com a reestruturação
produtiva da economia global.
Quanto mais mobilidade e acordos comerciais entre as nações, maiores são as inter-relações e dependência entre as nações. Neste sentido, os portos vão intensificando a suas condições de espinha dorsal da economia global.
PS.: Atualizado às 11:58 de 06/01/16 para correção de uma concordância verbal.
Quanto mais mobilidade e acordos comerciais entre as nações, maiores são as inter-relações e dependência entre as nações. Neste sentido, os portos vão intensificando a suas condições de espinha dorsal da economia global.
PS.: Atualizado às 11:58 de 06/01/16 para correção de uma concordância verbal.
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