Estudo da Cepal aponta que o triênio 2013-2015 foi o pior em três décadas, e termos de desempenho em comércio exterior (exportações e importações). O infográfico abaixo dá detalhes sobre o desempenho por nações e também sobre a origem dos produtos.
O quadro parece refletir a baixa de toda a economia mundial, que na AL foi amplificada pela queda do valor das commodities, que tem o maior peso no comércio exterior da região.
É bom recordar que os dados se referem a valores, e não a volumes de comércio exterior, que acredito será liberado em breve pela Cepal. Em volume de exportações é provável que se tenha uma estagnação, ou menor redução do que nos valores do comércio exterior.
Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário