segunda-feira, fevereiro 01, 2016

Temor com a construção da ponte SJB-SFI

Há um temor velado por parte da população de toda a nossa região com a crise financeira do governo estadual e com as possíveis repercussões sobre os investimentos em obras.

Teme-se, que da mesma forma que já acontece com o custeio de importantes atividades no dia a dia da população, como se está vendo na saúde e na educação, a situação interfira na construção da ponte entre São João da Barra e São Francisco do Itabapoana.

Assim, é natural o temor, mesmo sabendo que o empenho já foi feito pelo estado, toda a obra é sempre paga em partes, conforme a medição do avanço da execução da construção.

A preocupação é maior porque seria repetiria a infelicidade da interrupção da construção de uma segunda ponte, sobre o Rio Paraíba do Sul, entre os dois municípios, antigamente, uma mesma cidade, com a região do litoral e outra chamada então de Sertão. A hipótese seria terrível, em todos os sentidos.

Não apenas da frustração com a nova interrupção, cerca de 40 anos depois da outra ponte, com a indesejável hipótese de existência de um novo paliteiros de estruturas dentro do Rio, ligando nada a lugar nenhum.

Ao passar pela rodovia BR-356, vendo o guindaste e o canteiro de obras próximo a Barcelos, eu desci para observar as obras. Assim, eu percebi que uma parte sobre terreno estava seguindo adiante, mas aparentemente, a parte sobre o leito do rio, nada ainda teria sido feito. Veja foto abaixo.

Além disso, não sei confirmar se procede a informação de que as obras nas duas cabeceiras de interligação das vias de um lado e outro (em SJB ligação com a BR-356 e RJ-196 em SFI) não teria feito parte do pacote da obra da ponte.

Se confirmada a informação, a preocupação deverá ser ainda maior, num momento em que o governo estadual sequer consegue pagar o funcionalismo estadual e informa que o déficit de 2016, é ainda mais complicado e se situa em torno de R$ 16 bilhões.

Dentro deste número o valor da obra de R$ 105 milhões, parece pouco, mas considerando a escassez financeira do estado, ele se torna vultuoso. O projeto da ponte SJB-SFI prevê uma extensão de 1.344 metros, com 16,0 metros de largura.

Todos nós torcemos para que a ponte seja concluída e evitemos mais um espigão de obra, como já conhecemos muitas na região, em Barra do Furado, da Marinha em Atafona, além da estrutura da ponte da época da antiga Cobráulica. A conferir!

PS.: Atualizado às 16:16: Fotos enviada ao blog pelo professor Romeu e Silva Neto. Elas foram feitas no dia 4 de novembro de 2015, por Heitor Barcelos, aluno de engenharia civil da Uenf, em visita técnica à obras do lado de SJB.



3 comentários:

ELIAS disse...

Se falam muito da construção desta ponte pelo lado direito do Paraíba. A dura realidade está mesmo no lado esquerdo onde a estrada de acesso se encontra em péssimo estado de conservação. Será uma ponte saindo de SJB com toda estrutura e chegando a SFI sem nada... Se não forem tomadas as devidas ações será somente um ponto turístico! Brincadeira!

Souza disse...

O governo do estado mente ao dizer que não tem recursos.
No mínimo deveria ser transparente.
Por exemplo ao querer retirar os subsídios das tarifas dos transportes propõe que somente os usuários paguem a conta.
E porque os empresários dos transportes não podem dar suas parcelas de contribuição?
Trata-se de uma política burra do governo em desfavor dos usuários taxando-os ainda mais e o contrário para os empresários dos transportes que estão cada vez mais com as burras cheias somente arrecadando, pois quem investe é o estado, e ainda, prestando um péssimo serviço á população.
Tremenda inversão de valores.
Se ponte não for concluída não será por falta de recursos e sim por falta de vergonha na cara dos maus representantes do povo.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com os caros acima. Principalmente com o Souza. Vamos ver até onde vai essa afronta à boa vontade dos povos de SFi e SJB. Isso já é caso para entrar para a história da região e ter registro nos anais documentários do fantástico da Rede Globo. E outra, o recurso já estava separado para a obra e, no mínimo, o Gov deve estar usando para outras frentes. Aliás, frentes essas, em que o Gov do Estado do RJ sempre teve recurso, só que mal administrados. Mais uma vez: QUEM VIVER...VERÁ!!! Jonhhy